Avaliação da Saúde Bucal da População Indígena Residente na Ilha do Bananal
Historicamente, os povos indígenas sofreram mudanças intensas após o contato com culturas ocidentais, marcados por alterações ambientais e pela introdução de doenças. As acentuadas e rápidas mudanças culturais e ambientais vividas pelas diversas e diferentes comunidades indígenas influenciam o estado nutricional e a condição bucal. Frente a estas observações, o presente projeto de extensão visa realizar a avaliação da saúde bucal dos residentes na Ilha do Bananal.
A metodologia proposta é a realização da avaliação de saúde bucal através do levantamento do SB Brasil 2010. Serão levantados dados de cárie dentária, traumatismo, fluorose, uso e necessidade de prótese e lesões de mucosa bucal. A partir desta avaliação das necessidades orais encontradas, será realizada uma lista de prioridades a serem buscadas.
O planejamento inicial será realizar orientação de higiene bucal em todos os residentes de forma lúdica através da apresentação da peça de teatro do curso de Odontologia, além disso, serão realizadas palestras de higiene e escovação dental supervisionada. Após a parte educativa, serão realizados os atendimentos que forem possíveis dentro da aldeia, sendo alguns casos encaminhados para o curso de Odontologia para atendimento.