No dia 2 de abril, a Orquestra de Câmara da Ulbra inicia mais uma temporada da série Domingo Clássico - que há 20 anos realiza um concerto gratuito por mês, sempre aos domingos, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280. Porto Alegre/RS). Para a apresentação de abertura da temporada 2023, o maestro Tiago Flores escolheu um repertório com serenatas de W. A. Mozart, Edward Elgar e P. Tchaikovsky. O concerto terá a participação de Jorge Matte, ao tímpano.
A primeira a ser executada é a Serenata em Ré Maior - KV 239 para Cordas e Tímpano, de Mozart. Depois, Serenata para cordas, Op. 20, de Elgar. E, para encerrar o programa, Serenata para cordas, Op. 48, de Tchaikovsky. "Estamos extremamente contentes de iniciar mais uma temporada da série Domingo Clássico. Sabemos que manter uma Orquestra no Brasil não é algo simples, e é muito bom poder contar com a parceria do Juvenil ao longo dessas duas décadas e do nosso público fiel, que comparece e prestigia nossos concertos", comenta Flores.
O maestro comenta que observa que, além das pessoas que acompanham a Orquestra da Ulbra há anos, marcando presença sempre, há um movimento novo e diverso de gente que descobriu a Orquestra há pouco e que passou a frequentar os espetáculos. "Perceber que a nossa plateia se mantém e, ao mesmo tempo, se renova e cresce a cada ano é maravilhoso", completa.
Temporada 2023
Ao longo do ano, a Orquestra de Câmara da Ulbra realizará apresentações em três séries de concertos: Domingo Clássico, Concertos no Farol Santander e Concertos Populares. Pela série Domingo Clássico serão 9 concertos de abril a dezembro, sempre gratuitos na Associação Leopoldina Juvenil, com participação de solistas de renome nacional e internacional.
Já pela série Concertos Populares, a Orquestra apresentará shows já conhecidos pelo público, como Clássicos do Rock, em Santa Maria, além de espetáculos inéditos como Vivaldi Elétrico, com Frank Solari e Kiko Freitas no Theatro São Pedro; A Era dos Festivais e John, Paul George - After Beatles - ambos no Salão de Atos da Ufrgs, entre outras novidades.
A Orquestra também realizará concertos mensais no Farol Santander, de abril a dezembro, totalizando dez apresentações. Iniciando em abril com um concerto especial de Páscoa executando árias de "O Messias" de Handel, ainda destacando o Réquiem de Mozart, concerto com obras do período romântico e até repertório contemporâneo, com músicas de Lupicínio Rodrigues, Vinícius de Morais e Tropicália, entre outras.
Raphaela Donaduce Flores
Jornalista/Dona Flor Comunicação