O projeto Concertos Didáticos, da Orquestra de Câmara da Ulbra, realizou nesta quinta-feira, 22, mais uma apresentação para estudantes de escolas públicas. O concerto aconteceu no campus Canoas para mais de 350 alunos do município. A iniciativa, realizada há mais de 15 anos, tem como objetivo democratizar o acesso à música orquestral e formar novas plateias, levando obras eruditas para crianças e contribuindo na ampliação dos horizontes culturais dos alunos.
Dessa vez, o concerto contemplou alunos de oito escolas do município de Canoas, entre eles, o jovem Matheus Goulart Braz, de 11 anos, da Escola Municipal Professora Nancy Ferreira Pansera, do bairro Guajuviras. O estudante, do 5° ano, expressou sua satisfação por assistir a apresentação. Para ele, a orquestra deveria se apresentar em mais lugares acessíveis. Já a professora Márcia Rosa Mallmann destacou a importância do projeto. "Essa iniciativa traz uma nova cultura para as crianças poderem aproveitar, saber novos ritmos, terem uma nova visão da educação e da música, e faz com que elas tenham também a vivência do dia a dia e de novos horizontes", ressaltou Márcia.
Segundo o maestro Tiago Flores, regente da Orquestra de Câmara da Ulbra, o projeto vem desenvolvendo seu dever de oportunizar a todos os públicos o contato com a música orquestral e erudita. "O que fazemos é plantar uma sementinha nas crianças, para que elas tenham noção do que é a música, e isso é fundamental para o crescimento do ser humano em geral, enquanto cidadão completo, ter o contato com as artes", afirmou.
Os Concertos Didáticos já passaram por cidades como Sapiranga, Guaíba, Taquara e Novo Hamburgo. Ao todo, as apresentações desta edição serão assistidas por aproximadamente 2,4 mil crianças, envolvendo mais de 60 escolas públicas. A próxima edição acontece na cidade de Gravataí, no dia 29 de setembro. Os concertos são gratuitos para crianças previamente inscritas através das secretarias municipais e estaduais de Educação.
Naomi Machado
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas