Nesta terça-feira, 19, iniciam-se as audições para candidatos que desejam ingressar no Coro e Orquestra Universitária. Com processo seletivo que vai até o dia 19 de abril, a Pastoral possibilita que os acadêmicos possam participar voluntariamente e receber bolsas de até 40%. Os aprovados começarão a participar das apresentações após a Páscoa, para disporem de um tempo maior de treinamento.
O maestro Tom Pacheco deu mais detalhes sobre as avaliações, que serão realizadas em duas etapas. Segundo ele, não há motivos para ter medo ou vergonha de participar do processo. "A primeira etapa será individual e a segunda em grupo, mas sempre sem expor o candidato", frisou o músico, que ressaltou também as competências que os interessados devem ter para pleitear um lugar entre os regidos. "Para o Coro, nós avaliaremos um pouco da leitura de partituras e, principalmente, a musicalidade do indivíduo. Precisa saber cantar. Já na Orquestra, nós valorizamos mais ainda a leitura das partituras e a facilidade de tocar um dos instrumentos que temos", completou o regente.
A Orquestra Universitária, atualmente, dispõe dos seguintes instrumentos: violino, viola acústica, violoncelo, baixo acústico, flauta, clarinete, oboé, trompete, trombone, trompas, tuba, pratos, tímpanos, entre outras percussões. Ainda há espaço para fagote, caso o aluno tenha um. O acadêmico, dispondo de habilidades para tocar qualquer um desses instrumentos, poderá participar do processo seletivo. No Coro, evidentemente, o aluno precisará dispor de uma voz harmônica.
Para se inscrever, o candidato deve entrar em contato com a Pastoral Universitária pelo número (51) 3477-9282.
Confira os dias de avaliação
Orquestra Universitária: todas as segundas-feiras, das 19h30min às 22h.
Coro Universitário: todas as terças-feiras, das 19h (iniciantes) e 19h30min (experientes) às 22h.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS