A Orquestra e o Coro Universitário da Ulbra Canoas promovem, nos dias 19 e 20 de outubro, o Concerto nas Comunidades. Neste semestre, as cidades escolhidas foram Ibirubá e Panambi. A proposta desse projeto coordenado pelo pastor e capelão de música do campus, Paulo Brum, é fazer com que pessoas que não tenham contato com esse tipo de arte possam conhecer uma orquestra.
As atividades serão organizadas pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRGS) Campus Ibirubá e pela Escola de Música EducaSom, de Panambi. De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola Educa Som, Iara Cadore Dallabrida, a música desenvolve o ser humano nas suas dimensões comportamentais, cognitivas, sensíveis e emocionais. "Precisamos desenvolver a música em nossa sociedade como uma área de conhecimento que tenha a importância na constituição do indivíduo e da própria sociedade", afirma.
No evento, as apresentações terão obras de compositores eruditos como Mozart e Handel, bem como arranjos de músicas pop rock internacional como Abba, Guns N' Rose, Beatles, entre outros. O projeto atenderá duas comunidades da Fronteira: a Casa de Cultura de Ibirubá, no dia 19 de outubro, às 19h, e a Igreja Batista Emanuel de Panambi, no dia 20 de outubro, às 18h30min, ambos com entrada franca.
Luiz Felipe Machado
Estagiário de Jornalismo da Ulbra Canoas