A Orquestra de Câmara da Ulbra foi criada em julho de 1996 e completou 22 anos em 2018. É composta por 15 músicos de cordas de alto nível técnico, que ensaiam no prédio 14 do campus Canoas, nas terças, quartas e quintas-feiras. A regência é feita por Tiago Flores, maestro da Orquestra desde a sua fundação.
Para o regente, qualquer atividade cultural é importante. "Ler, ir ao teatro, atividades criativas e culturais são importantes para o ser humano. As pessoas precisam de cultura para poder crescer, é realmente fundamental", opina. Uma Orquestra tem a possibilidade de mostrar para as pessoas uma gama de estilos, músicas e elementos de todos os períodos, desde a renascença até a música popular. "A música não serve apenas como forma de trazer felicidade. Talvez ela possa mexer com elementos que mudem a pessoa, fazendo com que ela reconheça pontos importantes dentro de si. A arte, em geral, é transformadora", completa Flores.
A Orquestra conta em seu repertório com as principais obras eruditas, mas também apresenta composições brasileiras, escolhidas pelo maestro, que também é diretor artístico do grupo. "Tenho que escolher as obras de acordo com o concerto, com o público, com a acústica e com o local em que vamos tocar. Penso tudo antes e então escolho o repertório", explica. Os instrumentistas desenvolvem três séries principais ao longo do ano. São elas: os Concertos de Temporada, com músicas eruditas; Concertos Didáticos, realizados em escolas públicas; e Concertos Populares, onde valorizam as músicas regionais e nacionais.
Para Flores, é difícil escolher apenas uma apresentação que o marcou em todos estes anos, pois tem um carinho especial com cada concerto, mas destaca uma que considera o resultado maravilhoso. O show Beatles Magical Classical Tour, apresentado em 2008. "Eu fiquei muito tempo trabalhando neste show, pensando em como cada música iria ser tocada. Tínhamos nesta apresentação músicas de vários estilos. Foi um espetáculo muito bacana. Eu destacaria este como sendo algo significativo para a Orquestra porque mostra exatamente o que fazemos", finaliza. Com este concerto, o grupo ganhou o Prêmio Açorianos de melhor espetáculo, em 2008.
No próximo domingo, 5 de agosto, a Orquestra se prepara para mais uma apresentação. O grupo apresentará Suítes de Bach no Domingo Clássico, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280. Porto Alegre), com entrada franca, às 19h.
Karoline Milbradt
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas