No próximo Domingo Clássico Juvenil, a Orquestra de Câmara da Ulbra recebe a destacada violinista carioca Priscila Plata Rato. De carreira internacional, ela vem atuando como solista à frente de diversas orquestras brasileiras. É spalla da Orquestra Sinfônica da Bahia e solista da Orquestra Johann Sebastian Rio. A apresentação será no dia 1 de julho, às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280), com entrada franca.
Com a Orquestra de Câmara da Ulbra, ela irá tocar "Carmen, Fantasia Brilhante", de Jeno Hubay (1858 -- 1937), com transcrição para cordas assinada por Jamberê. "É uma peça muito boa, que exige virtuosidade do instrumentista; e a Priscila é excelente", comenta o maestro Tiago Flores.
De família alemã radicada na Hungria,Hubayfoi violinista, professor de renome e compositor consagrado em seu tempo. Em sua trajetória, deixou óperas, sinfonias, concertos para viola e para violino, peças de câmara e obras curtas para violino, além das czardas.
Priscila também será solista em Rondó para violino e cordas - D 438, do austríaco Franz Schubert (1797 -- 1828), um dos maiores compositores do século XIX, que marcou a passagem do estilo clássico para o estilo romântico.
Além destas obras, a Orquestra ainda executa Serenata para cordas - Op 1, do sueco Dag Wiren (1905 -- 1986); e Variações sobre um tema de Tchaikowsky- Op 35a, obra bastante popular do compositor russo do período românticoAnton Arensky (1861 -- 1906), que se baseouem uma das Canções para crianças de Tchaikovsky.
Orquestra de Câmara da Ulbra |Domingo Clássico | Julho 2018
Data: Domingo (1/7) | Horário: 19h
Local: Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280)
Entrada Franca*
*Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário que beneficia o Projeto Social das Crianças e Adolescentes do Bairro Lami (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos -- SCFV), sugere-se a doação alimentos não perecíveis.
Programa
Franz Schubert: Rondó para violino e cordas - D 438
Jeno Hubay: Carmen, Fantasia Brilhante (Transcrição para cordas - Jamberê)
Solista: Priscila Plata Rato (violino)
Dag Wirem: Serenata para cordas - Op 11
Anton Arensky: Variações sobre um tema de Tchaikowsky- Op 35a
Patrocínio: VIVO
Financiamento: Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul.
Próximos Concertos da Orquestra da Ulbra
Agosto/2018
5/8: Domingo Clássico Juvenil, às 19h. Associação Leopoldina Juvenil. Entrada franca.
Raphaela Donaduce Flores
Jornalista
Dona Flor Comunicação
Utilizamos tecnologias para melhorar sua experiência, mas prezamos pela privacidade, saiba mais em nossa política de privacidade.