A Orquestra Universitária da Universidade Luterana do Brasil promove nos dias 16 e 17 de junho o Concertos na Comunidade. Nesta edição, as cidades escolhidas foram Canoas e Alvorada. O objetivo do projeto coordenado pelo capelão de música da Universidade, Paulo Brum, é fazer com que pessoas que não tenham contato com esse tipo de arte possam conhecer uma orquestra. "O foco são essas comunidades mais carentes que nem sonham em acolher uma orquestra, porque pra eles é uma realidade que só veem pela televisão", explica.
De acordo com o pastor, esses concertos são feitos de uma forma bem didática. Primeiro, são apresentados os instrumentos com cordas, depois, os de madeira, como o oboé e a flauta, em seguida, os de metais, a percussão e pôr fim, a voz. Assim as pessoas vão compreendendo e identificando cada instrumento. Em um determinado momento do concerto, é explicado para o público como se rege e o capelão chama um voluntário para que ele tenha a experiência de reger a orquestra.
Nesta edição, a apresentação terá obras de compositores eruditos comoMozart, Piazzola e Haendel, músicas do pop rock internacional, como Viva la vida, Hey Jude, Swwet Child O'Mine, além de algumas trilhas de filmes. "O nosso principal objetivo é disseminar essa arte e fazer com que haja uma interação com as pessoas. Além disso, para a nossa orquestra é muito bom, pois ela está crescendo cada vez mais. Nós temos quase 30 instrumentistas, que são alunos da Universidade", conta o capelão.
Serão duas comunidades atendidas pelo projeto neste semestre. Comunidade Evangélica Luterana Cristo (Rua Pandiá Calógeras, 179, bairro Niterói. Canoas), no dia 16 de junho, às 19h, e no dia 17, às 18h, a Comunidade Evangélica Luterana São Marcos (Rua Tibúrcio de Azevedo, 217, bairro Americana. Alvorada).
Para saber mais sobre a Orquestra Universitária, clique aqui.
Karoline Milbradt
Estagiária de Jornalismo
Utilizamos tecnologias para melhorar sua experiência, mas prezamos pela privacidade, saiba mais em nossa política de privacidade.