No dia 8 de abril, a Orquestra de Câmara da Ulbra inicia mais uma temporada da série Domingo Clássico -- que há 15 anos realiza um concerto gratuito por mês, sempre aos domingos, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280). Esta série integra o projeto Orquestra de Câmara da ULBRA - Concertos 2018, que tem patrocínio da VIVO, por meio de financiamento do Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, e ainda promoverá outras cinco apresentações gratuitas pelo interior do estado.
Para a apresentação de abertura da temporada 2018, o maestro Tiago Flores escolheu um repertório dedicado ao período Barroco, com obras de T. Albinoni, G. F. Handel, J. P. Rameau e R. Giazotto. O espetáculo terá solo da oboísta Viktoria Tatour (primeiro oboé da Ospa) e Fernando Cordella, considerado um dos principais cravistas de sua geração na América Latina.
A primeira obra a ser executada é Concerto para oboé e cordas em Rém, op 9 nº2, de Albinoni -- um dos principais compositores do período Barroco Italiano. Na sequência, a Orquestra apresenta Concerto Grosso op 3 nº 4, do célebre compositor germânico G. F. Händel. O programa segue com Concerto nº5, para cravo e orquestra, em Rém, de Rameau - um dos compositores franceses mais importantes do século XVIII; e também um dos grandes responsáveis pelas técnicas de dedilhado dos instrumentos de teclado. Em seguida, o haverá a execução de mais um Concerto Grosso de Handel, o de nº 5, Op. 3.
O espetáculo se encerra com Adagio em Sol menor, do musicólogo, crítico de música e compositor italiano Giazotto, baseado em tema de Albinoni. A música permeou-se à cultura popular, tendo sido usada como trilha para filmes como Gallipoli, além de programas de televisão e anúncios.
Temporada 2018 Orquestra de Câmara da Ulbra
Ao longo do ano, a Orquestra de Câmara da Ulbra realizará apresentações em três séries de concertos: Domingo Clássico, Concertos Populares e Concertos Didáticos.
Pela série Domingo Clássico serão 8 concertos de abril a novembro, sempre gratuitos na Associação Leopoldina Juvenil, com participação de solistas de renome nacional e internacional, como a cantora e harpista francesa Eloise Labaume, a expoente violinista Priscila Plata Rato, do Rio de Janeiro, além dos gaúchos Laura de Souza (soprano), Olinda Alessandrini (piano), Tássia Minuzzo (cantora) e Elias Barboza (bandolin), entre outros. Entre os destaques desta série, estão: A Morte e a Donzela, de Schubert; Apollon Musagete de Stravinsky; Adagietto de Mahler, Danças Sacra e Profana de Debussy e Wesendonck Lieder de Wagner. Esta série integra o projeto Orquestra de Câmara da ULBRA - Concertos 2018, que tem patrocínio da Vivo, por meio de financiamento do Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, e ainda prevê cinco apresentações nas cidades de Canoas, Guaíba, Carazinho, Santa Maria e Cachoeira do Sul.
Já pela série Concertos Populares, a Orquestra está preparando o Julho Rock Festival no Theatro São Pedro. Serão três dias para celebrar o Dia Mundial do Rock, com espetáculos memoráveis, que tiveram ingressos esgotados em edições anteriores: no dia 10/7, a Orquestra da Ulbra Toca Raul, um tributo a Raul Seixas com participação de Hique Gomez, Thedy Correa, Tonho Crocco e Vocal TAKT; no dia 11/7 apresenta o espetáculo Clássicos do Rock, com Frank Solari e convidados; e no dia 12/7 apresenta o Especial Queen, com Vocal TAKT.
A Orquestra da Ulbra também dará continuidade aos Concertos Didáticos, para crianças de escolas públicas do interior do RS. Estão previstos concertos nas cidades de Canoas, Guaiba, Carazinho, Cachoeira do Sul e Santa Maria, promovidos por meio de doações de pessoas físicas, através de financiamento da Lei Rouanet.
Orquestra de Câmara da Ulbra - Abertura da temporada 2018
Domigo Clássico
Data: Domingo (8/4) | Horário: 19h
Local: Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280)
Entrada Franca*
*Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário que beneficia o Projeto Social das Crianças e Adolescentes do Bairro Lami (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos -- SCFV), sugere-se a doação alimentos não perecíveis.
Programa
Tomaso Albinoni: Concerto para oboé e cordas em Rém, op 9 nº2
Georg Friedrich Handel: Concerto grosso op 3 nº 4
Jean-Philippe Rameau: Concerto nº5, para cravo e orquestra, em Rém
Georg Friedrich Handel: Concerto grosso op 3 nº 5
Remo Giazotto (baseado em tema de Tomaso Albinoni): Adagio em Sol menor
Solistas: Viktoria Tatour (oboé) e Fernando Cordella (cravo)
Regência: Tiago Flores
Patrocínio: Vivo
Financiamento: Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul.
Raphaela Donaduce Flores - Jornalista
Dona Flor Comunicação