Maestro da Orquestra de Câmara da Ulbra desde a sua criação, em1996, Tiago Flores palestrará sobre Liderança e Gestão de Orquestras, na aula inaugural do curso de Administração. O evento será realizado na próxima quarta-feira, 22 de março, às 19h30min, no auditório do prédio 14.
Flores foi diretor artístico da OSPA entre 1999 e2001 e de 2011 a 2014. Recebeu o prêmio Melhores da Cultura, em 2005, conferido pela Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul, prêmio Açorianos de Melhor CD Instrumental, em 2006, e prêmio Açorianos de Melhor Espetáculo, em 2008, com o show Beatles Magical Tour.
Formado pela UFRGS, sob a orientação de Arlindo Teixeira, partiu para São Petersburgo, onde realizou especialização em regência orquestral, com Victor Fedotov, excelente maestro, professor e artista popular russo. Participou de cursos, oficinas e festivais com o maestro alemão Kurt Redel e Lutero Rodrigues, membro da Academia Brasileira de Música, que foi regente titular da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, em Porto Alegre, de 1996 a 2003.
O palestrante venceu o concurso Jovens Regentes, promovido pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Como regente convidado, atuou à frente de orquestras como a Filarmônica de Montevideo (Uruguai), Orquestra de Câmara da Caracas (Venezuela), Orquestra Sinfônica do Estado do México (México), Solistas de Nápoli (Itália), Orquestra Sinfônica de Grosseto (Itália), Kaertem Sinphonie Orchestra (Áustria) e Orquestra de Câmara da Lituânia. No Brasil, regeu a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional (Brasília), Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra de Câmara de Blumenau, Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul, Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho (Fortaleza,) e Orquestra Sinfônica do Mato Grosso.
Caren Moraes
Jornalista - Mtb 11.772