No domingo (6/12) a Orquestra de Câmara da Ulbra encerra a temporada 2015 com um concerto especial natalino. A apresentação - que integra a temporada Domingo Clássico Juvenil, financiada pelo Pró-Cultura RS, com patrocínio da GVT -- ocorre às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Rua Marquês do Herval, 280), com entrada franca.
Sob a regência de Tiago Flores, a Orquestra executa as duas primeiras partes de O Messias -- mais conhecido e amado oratório de Georg Friedrich Händel (1685 -- 1759). O concerto apresentará os movimentos na ordem, desde o Overtur até o célebre Aleluia -- movimento amplamente conhecido e identificado por qualquer pessoa. O espetáculo terá a participação de importantes solistas de atuação internacional, como Cintia de los Santos (soprano), Ângela Diel (Contralto),Roger Scarton (Tenor) e Daniel Germano (Baixo), além do Coral Porto Alegre.
Muito apreciada e requisitada em eventos natalinos, O Messias é um oratório com 51 movimentos divididos em 3 partes. O oratório apresenta diversos relatos em torno Jesus Cristo, desde a anunciação profética, nascimento, vida, morte até a ascensão. Desta forma, a primeira parte apresenta a profecia e o nascimento de Jesus; a segunda parte relata episódios da Paixão, culminando no coral Aleluia, em que se demonstra toda a alegria pela vitória do Messias sobre a morte e o pecado, após a concretização das profecias enunciadas na primeira parte. Já a terceira parte descreve o tema da Redenção. "Apresentaremos apenas a primeira e a segunda parte pois achamos mais apropriado em função do Natal", explica Tiago Flores.
CINTIA DE LOS SANTOS (SOPRANO)
Soprano Lírico natural de Porto Alegre, Cíntia de Los Santos é graduada em música com habilitação em piano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dedica-se ao Canto Lírico desde 1991 com profissionais da área musical do Brasil e do exterior. Entre os anos 2000 e 2004, residiu em países como França, China e Japão, adquirindo experiência profissional. Entre 2007 e 2008, foi bolsista como Mestranda em Ópera pela Universidade do Sul do Mississippi. Em 2014 lançou o CD "Vox Aurumque", pelo Coral da UFRGS, além do DVD "Súbita Conexão" de Marcelo Nadruz (Brasil). No mesmo ano, foi indicada como Melhor Intérprete Erudita pelo Prêmio Açorianos de Música.
ANGELA DIEL - (MEZZO- SOPRANO)
Angela Diel destaca-se entre as vozes brasileiras mais apreciadas no Brasil e no exterior. É fundadora da Casa da Música de Porto Alegre. Sua intensa atividade em recitais leva-a às mais prestigiosas salas de concerto no Rio Grande do Sul e outros estados brasileiros, além de Argentina, Uruguai, Portugal, Alemanha, Chile, Bélgica, Luxemburgo, acompanhada por célebres pianistas, com ênfase para o repertório alemão e brasileiro. Atua como solista em óperas, oratórios, missas e cantatas com importantes orquestras do Brasil e exterior. Lançou o CD Cantares, em 1999 e o CD Canto Brasileiro, em 2009 -- pelo qual foi agraciada com o prêmio Açorianos de Música de melhor intérprete erudita.
ROGER SCARTON (TENOR)
Roger Scarton iniciou seus estudos musicais de violão erudito e teoria musical aos nove anos no Instituto Musical Verdi, formando-se em ambos. Graduou-se em Regência Coral na UFRGS e começou seus estudos de canto lírico na Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Foi um dos vencedores do primeiro prêmio, em canto lírico, do concurso de Jovens Solistas da OSPA em 2002. Como solista, participou de concertos e cortinas líricas com diversos maestros. Na esfera da música popular, participou das gravações do disco Ramilonga, de Vitor Ramil, realizando turnês no Brasil, Argentina e Suíça. Atualmente, integra o Vocal TAKT, sob a direção de Tiago Flores, e também o Coral Porto Alegre, dirigido por Gisa Volkmann.
DANIEL GERMANO (BAIXO)
O baixo Daniel Germano iniciou seus estudos de canto com o professor Decápolis de Andrade, no coro sinfônico da OSPA. Em 2012, especializou-se em performance pelo Conservatório Antônio Buzzola, em Adria, Itália. Já se apresentou como solista das principais obras para concerto, como Magnificat, Paixão Segundo São João, Ich Habe Genug BWV 82 (Bach), Petite Messe Sollennele, (Rossini) Réquiem de Verdi, Brahms, Mozart, Duruflè e Faurè, Oratório de Natal (Saint Saenz); Missa da Coroação (Mozart), Nona Sinfonia (Beethoven), entre outras. Em dezembro de 2015, será solista do Messias, de Handel no TMRJ sob regência do maestro Sílvio Viegas.
CORAL PORTO ALEGRE
Criado em 1996 sob a orientação da professora Gisa Volkmann e do maestro Ernani Aguiar, o Coral Porto Alegre vem cumprindo intensa atividade nos palcos brasileiros. O grupo dedica-se principalmente ao repertório coral-sinfônico e já apresentou as principais obras de Bach, Haendel, Vivaldi, Mozart, Beethoven, Mendelssohn, Brahms e Nunes Garcia em concerto. Regularmente, o grupo é convidado a participar das temporadas das principais orquestras do sul do Brasil. Tendo a direção artística de Gisa Volkmann desde a sua fundação, o grupo também se dedica ao repertório a cappella, à música sacra acompanhada de órgão e à ópera. Possui quatro CD gravados. O CD Novenas recebeu o Prêmio Açorianos de melhor gravação do gênero música erudita em 2000. Já o CD Responsórios Fúnebres conquistou o Açorianos de melhor intérprete do gênero música erudita em 2012.
DOMINGO CLÁSSICO JUVENIL
ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA
Quando: Domingo (6/12), às 19h
Onde: Associação Leopoldina Juvenil (Rua Marquês do Herval, 280)
Entrada Franca (*Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário que beneficia o Instituto Popular de Arte-Educação (IPDHAE), sugere-se a doação de agasalhos, alimentos não perecíveis, brinquedos, produtos de higiene e limpeza e equipamentos de informática.)
Programa: Georg Friedrich Händel (1685 -- 1759): O Messias
Solistas: Cintia de los Santos (soprano), Ângela Diel (Contralto), Roger Scarton (Tenor), Daniel Germano (Baixo)
Regência: Tiago Flores
Realização: Orquestra de Câmara da Ulbra
Patrocínio: GVT
Financiamento: Pró-Cultura RS -- Secretaria de Estado da Cultura -- Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Raphaela Donaduce Flores
Jornalista - Dona Flor Comunicação