A paixão pela música uniu o maestro sueco Ilya Stupel com os músicos brasileiros da Orquestra de Câmara da Ulbra para uma emocionante apresentação de obras clássicas do repertório internacional. O concerto será no dia 13 de setembro, às 19 horas, na Associação Leopoldina Juvenil, na Rua Marquês do Herval, 280, Porto Alegre. A atividade cultural é gratuita e aberta à comunidade, fazendo parte da série Domingo Clássico Juvenil. O concerto é financiado pelo Pró-Cultura RS.
Nesta semana, os músicos se encontraram para alguns ensaios e o desfecho não poderia ser melhor. Sob a regência do maestro Stupel e com um repertório riquíssimo, com obras dos compositores Sibelius, Grieg e Tchaikovsky, o grupo se emocionou e mostrou que quando há amor, não importa a nacionalidade, o resultado será sempre surpreendente.
Na Ulbra Canoas, onde também acontecem os ensaios do concerto, o convidado foi recebido pelo maestro da Orquestra de Câmara da Ulbra, Tiago Flores, que não esconde as expectativas de um grande espetáculo. "Stupel é um excelente maestro, com um currículo impressionante".
Stupel falou da alegria de estar pela primeira vez no Brasil e destacou o grande potencial dos músicos brasileiros. "Estou muito feliz por estar aqui e participar deste concerto com profissionais tão talentosos. A espontaneidade e o entusiasmo das pessoas daqui é contagiante", falou.
Para os músicos brasileiros, a presença do maestro sueco é enriquecedora e um momento para aprender e aperfeiçoar os conhecimentos. "Para nós é uma oportunidade de agregar cultura musical a partir de uma regência um pouco diferente da que estamos acostumados", diz Sandro Wasen, que atua há 16 anos na Orquestra de Câmara da Ulbra.
Depois do Rio Grande do Sul, o maestro Stupel passará por São Paulo, onde também regerá apresentações.
Acesse aqui para saber mais sobre o concerto de domingo, 13 de setembro.
Confira a reportagem do programa Conexão RS, da Ulbra TV, acompanhando o ensaio do maestro convidado e a Orquestra de Câmara da Ulbra.
Laira Souza
Jornalista - Mtb 11.610