O maestro Ilya Stupel desembarca pela primeira vez em Porto Alegre para reger a Orquestra de Câmara da Ulbra, no próximo Domingo Clássico Juvenil. O concerto é financiado pelo Pró-Cultura RS, com patrocínio de GVT e ocorre no domingo (13/9), às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280), com entrada franca.
Stupel vem se destacando principalmente à frente de orquestras escandinavas. Nascido na Lituânia, o músico vive na Suécia desde 1968. Começou a tocar piano aos três anos e seguiu sua formação musical na Polônia, Suécia, Dinamarca e Itália. Atuou como maestro do Teatro Municipal Malmo (Malmö Opera, de Estocolmo), diretor musical no Teatro de Helsingborg e realiza trabalhos na Escandinávia e em países como Estados Unidos, Espanha, França e Alemanha. Com a Orquestra de Câmara da Ulbra, apresentará um programa com obras de dois compositores nórdicos -- o finlandês Jean Sibelius (1865 -- 1957) e o norueguês Edvard Grieg (1843 -- 1907) -- além de um dos expoentes do Romantismo tardio, o russo Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840 -- 1893).
O concerto inicia com Romanze in C, op 42, de Sibelius. Considerado um dos compositores mais populares do fim do século XIX e início do XX, sua música também teve importante papel na consolidação de uma identidade musical finlandesa.
Na sequência, a Orquestra executa Holberg Suite, de Grieg, o mais forte expoente da cultura musical escandinava. A peça foi escrita 1884, para homenagear o grande escritor e filósofo Ludvig Holberg, cujo bicentenário seria comemorado naquele ano.
O concerto encerra com Serenata para Cordas, de Tchaikovsky. A obra foi diretamente influenciada por Mozart, de quem o compositor era grande admirador. Peça eclética e emocional, de um romantismo extremo, trata-se, certamente, da obra escrita para orquestra de cordas mais tocada no mundo.
DOMINGO CLÁSSICO JUVENIL: ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA
Quando: Domingo, dia 13 de setembro, às 19h
Onde: Associação Leopoldina Juvenil (Rua Marquês do Herval, 280)
Entrada Franca (*Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário que beneficia o Instituto Popular de Arte-Educação (IPDHAE), sugere-se a doação de agasalhos, alimentos não perecíveis, brinquedos, produtos de higiene e limpeza e equipamentos de informática.)
PROGRAMA:
JEAN SIBELIUS (1865 -- 1957): Romanze in C, op 42
EDVARD GRIEG (1843 -- 1907): Holberg Suite
PIOTR I. TCHAIKOWSKY (1840 -- 1893): Serenata para Cordas
REGÊNCIA: ILYA STUPEL (SUÉCIA)
Realização: Orquestra de Câmara da Ulbra | Patrocínio: GVT | Financiamento: Pró-Cultura RS -- Secretaria de Estado da Cultura -- Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Raphaela Donaduce Flores
Jornalista
Dona Flor Comunicação
Utilizamos tecnologias para melhorar sua experiência, mas prezamos pela privacidade, saiba mais em nossa política de privacidade.