No domingo (14/6), a Orquestra de Câmara da Ulbra apresenta mais uma edição do Domingo Clássico Juvenil, às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280), com entrada franca. O concerto contará com a participação do Coral Porto Alegre -- grupo dirigido pela professora Gisa Volkmann que se dedica principalmente ao repertório coral-sinfônico e cumpre intensa atividade em palcos de todo o Brasil. Sob a regência de Tiago Flores, o coral se une à orquestra para interpretar "Liebeslieder Walzer - op. 52 e 65" -- valsas compostas por Johannes Brahms (1833-1897) para quatro vozes e piano, e orquestrada posteriormente pelo próprio compositor. Um dos maiores nomes do Romantismo musical europeu do século XIX, Brahms escreveu a coleção de canções inspirado na tradição dos camponeses vienenses e o trabalho fez enorme sucesso nos salões da época.
O programa também apresenta peças de dois compositores ligados ao nacionalismo musical russo: "Nocturne", de Alexander Borodin (1833 -- 1887), que se distinguiu também como médico e ativista pelos direitos femininos; e "Theme and variations for string orchestra", de Alexander Glazunov (1865 -- 1936), que atuou por 30 anos no Conservatório de São Petersburgo, como professor e diretor, até sua partida para a França, em 1928.
Ainda haverá a execução de "Serenata para Orquestra de Cordas", de Edward Elgar (1857 -- 1934) - tido como o nome mais expressivo do Romantismo Inglês. O concerto se encerra com Scherzo, de Brahms - termo musical geralmente aplicado ao movimento mais vivo e alegre de uma sonata, sinfonia ou quarteto de cordas. Trata-se de uma palavra italiana, que significa brincadeira.