A Orquestra de Câmara da Ulbra inicia a temporada 2015 com a série Concertos Didáticos com Orquestra - que realizará sete apresentações destinadas a escolas públicas em seis cidades do Rio Grande do Sul: Esteio, Canoas, São Jerônimo, Alvorada, Guaíba e Novo Hamburgo. Graças ao financiamento do Pró-Cultura - Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e patrocínio exclusivo da GVT e apoio do Instituto GVT, todas as apresentações serão gratuitas e deverão atingir cerca de 3, 5 mil estudantes. O projeto ainda conta com o apoio das Coordenadorias Regionais de Ensino e das Secretarias Municipais de Educação das cidades envolvidas.
Com um programa que contempla estilos que vão do Barroco ao contemporâneo, passando também pela música popular brasileira, a série Concertos Didáticos tem o objetivo de colaborar para o acesso à música erudita e trabalhar para a formação de novas plateias, incentivando a educação musical nas escolas para alunos e professores. A elaboração do repertório e a regência dos concertos será do maestro Tiago Flores, que desenvolve projetos nesta área há mais de dez anos.
As escolas inscritas no projeto recebem com antecedência uma cartilha para que os conteúdos possam ser repassados aos alunos e trabalhados antes da apresentação. No dia do concerto, as crianças recebem o programa com as obras que serão executadas. Antes de cada música, o maestro explica o contexto da obra, e ao final alunos são convidados a interagir com a Orquestra.
A primeira cidade a receber o projeto é Esteio, no dia 20 de março, às 15h, na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya. Depois será a vez de Canoas, no dia 25 de março. Serão duas apresentações nesta data, a primeira às 14h e a segunda, às 15h30 - ambas na ULBRA Campus Canoas, Auditório A do Prédio 14. As inscrições para esses três concertos estarão abertas de 2 a 6 de março. Informações pelo email orquestra@ulbra.br. Em abril, a Orquestra estará em São Jerônimo e Alvorada. Os últimos concertos serão em maio, em Guaíba e Novo Hamburgo.