O fortalecimento de uma parceria muito importante para a comunidade acadêmica da Ulbra está acontecendo. Nesta quarta-feira, 13 de novembro, o reitor Ricardo Rieth recebeu a visita do diretor do Instituto Cervantes de Porto Alegre José Vicente Ballester. Neste encontro, foram citados diversos projetos que poderão ser trabalhados em conjunto, como exposições, palestras e a possibilidade da Universidade se tornar o centro emissor dos diplomas de espanhol DELE, exame conferido pelo Instituto Cervantes que atestam o grau de competência e domínio do idioma espanhol.
"A Universidade Luterana do Brasil tem a preocupação com a língua e com a cultura. Temos cursos e licenciaturas na área de Letras, temos a formação em espanhol e uma das características da Ulbra é estar presente em diferentes regiões do estado, tudo conectado. Podemos criar oportunidades também em nossos polos, além de empresas espanholas que atuam no nosso contexto. Somos muito gratos e nos sentimos muito honrados com o interesse de parceria com o Instituto Cervantes", afirmou o reitor, lembrando que a internacionalização é um eixo muito forte e que está sendo ampliado na Ulbra.
Para Ballester, o Instituto Cervantes está à disposição da Ulbra. "É muito interessante conversarmos, pois poderemos oferecer muito à comunidade da Universidade. Já tivemos uma prévia, com a exposição de cartazes de filmes espanhóis em Canoas, há poucos dias. Podemos fazer mais coisas ainda, como por exemplo, as provas de proficiência ou diploma de espanhol, que é reconhecido em todo o mundo. Um diploma reconhecido do reino da Espanha pode ser muito bom para os alunos e professores."
Segundo a assessora de Relações Internacionais, Andreia Athaydes, "a parceria corrobora o relacionamento com as universidades espanholas, que hoje representam, junto com as portuguesas, a maior concentração de instituições conveniadas da Ulbra. Hoje temos convênio com oito instituições da Espanha, em diferentes regiões daquele país, além da parceria com o banco espanhol Santander, que concede anualmente cerca de 5 bolsas-auxílio para a mobilidade dos nossos alunos. Portanto, o acervo e as atividades do Instituto Cervantes propiciam uma melhor compreensão da cultura hispânica, que tem uma influência muito forte em nosso Estado."
Também participaram da reunião o coordenador adjunto do curso de História de Canoas, Rodrigo Lemos Simões e a coordenadora da Educação Continuada de Canoas, Dalva Santana.
Sobre o Instituto Cervantes
Instituto Cervantes é a maior instituição mundial dedicada ao ensino de espanhol. Conta com mais de 70 centros em 40 países de todos os continentes. A instituição foi criada pela Espanha em 1991 para promover, ensinar espanhol e divulgar a cultura da Espanha e dos países hispanofalantes. A sede central da instituição se encontra em Madri e em Alcalá de Henares (Madri), cidade de nascimento do escritor Miguel de Cervantes.
Acesse aqui o site do Instituto Cervantes
Acesse aqui a matéria sobre a exposição de cartazes de filmes espanhóis
Adriana Marques
Jornalista - MTb. 8.354
Assessora de Comunicação e Marketing - Ulbra