Em mais uma ação de política de Internacionalização, que compõe um dos eixos da reestruturação pedagógica da Universidade Luterana do Brasil, foi assinado o protocolo de cooperação entre a Ulbra e o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (ISA). A validade do documento é de três anos, podendo ser prorrogado por sucessivos períodos de três anos, mediante acordo mútuo entre as partes.
O protocolo prevê a investigação, pesquisa científica, extensão e publicações, além de intercâmbio de informação científica, incluindo a troca de material e de metodologias de pesquisas relevantes.
Durante a assinatura, que ocorreu na Reitoria, o reitor Ricardo Willy Rieth ressaltou que "estes convênios só existem se, na prática, houver o protagonismo de professores e alunos lá na ponta, desenvolvendo trabalhos e pesquisas". Conforme a assessora de Relações Internacionais, Andréia Athaydes, "estes acordos específicos que começamos a fazer com as faculdades, por área do conhecimento, nos ajudam na nossa reestruturação pedagógica, permitindo que os cursos comecem a desenvolver ações mais concretas de extensão, pesquisa e ensino com estas instituições", informa a professora, ressaltando que a Ulbra já tem um convênio marco com a Universidade de Lisboa.
Para a coordenadora do curso de Agronomia, Elisabete Gabrielli, "a expectativa é a melhor possível. Queremos realizar logo a mobilidade internacional, desenvolver projetos científicos e publicações internacionais". A professora Arlete Beatriz Becker Ritt, que acompanhou o ato da assinatura, informou que existe a possibilidade de trabalhos em conjunto com o ISA nas áreas da fitopatologia, fitossanidade, melhoramento genético vegetal, entre outros.
Adriana Marques
Jornalista - MTb. 8.354
Assessora de Comunicação e Marketing - Ulbra