Na noite desta segunda-feira, 20, a comunidade acadêmica se reuniu nos prédios 14 e 16 (Ulbratech) para dar início à Semana Acadêmica das Engenharias. O evento que reúne os cursos da área e o curso de Agronomia receberá, até o dia 24 (sexta-feira), mais de 30 palestras com especialistas dos mais variados assuntos que combinam engenharia e inovação, tema central escolhido pela organização.
A abertura contou com a presença dos coordenadores e do diretor do campus, Leonardo Haerter dos Santos, que é professor do curso de Engenharia Mecânica e egresso da Universidade. Em sua fala, o gestor destacou a importância da integração entre os cursos da área, principalmente diante das exigências do mercado de trabalho, um dos motivos que levou à mudança da grade curricular e reestruturação pedagógica que os cursos da Ulbra estão passando. "Essa atividade integrada possibilita que alunos da Engenharia Mecânica, por exemplo, tenham a oportunidade de assistir a uma palestra da Engenharia Ambiental. Então, nós temos essa interdisciplinaridade, que prepara para a vida profissional. Tudo isso nós já estamos conseguindo promover aqui no ambiente acadêmico", disse Haerter.
Ao lado do auditório de abertura, minutos depois, deu-se início à primeira palestra da noite. O tema escolhido foi Produção e Consumo Sustentável e a Indústria 4.0, com apresentação realizada pelo engenheiro ambiental Tiago Pereira Neto. Graduado na Ulbra, o palestrante ressaltou a relevância da pauta sustentável em um mundo que tem buscado reduzir os impactos naturais na produção e no consumo. Segundo ele, os profissionais precisam estar preparados para essa demanda de mercado. "As engenharias estão trabalhando transversalmente, de forma multidisciplinar, então isso faz com que várias especialidades atuem em conjunto. Atualmente, todas as áreas da Engenharia têm essa perspectiva de que a parte ambiental é um ponto de desenvolvimento que deve ser levado em consideração", explicou.
Na Semana Acadêmica, tem para todos os gostos
Uma grande preocupação da comissão organizadora foi conseguir abranger todos os públicos das Engenharias e da Agronomia. Para isso, as outras três palestras da noite trataram desde Agronegócio e Defesa Vegetal, até Automação de Processos de Fabricação e também Conceitos de Simulação de Dinâmica Veicular. O resultado pode ser considerado satisfatório, já que as palestras contaram com bom público e prometem continuar com alta taxa de participação dos estudantes. Confira o restante da programação aqui.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS