Nesta terça-feira, 12, o curso de Pedagogia realizou sua aula inaugural de forma especial. O evento comemorou o excelente resultado alcançado no último Enade, onde o curso atingiu a nota 5. Na avaliação trienal, 27 alunos do curso foram responsáveis pelo conceito atingido.
A coordenadora Marlene Terezinha Fernandes, que foi responsável pela abertura da aula inaugural, destacou o feito e disse que o objetivo é estimular os acadêmicos para a próxima prova, que será realizada em 2020. "Esse resultado é um somatório de ações que nós fazemos desde o Enade de 2014. É envolvimento dos alunos, dos professores, revisões de planos de ensino, questões avaliativas, sempre na busca dessa excelência que conseguimos em 2017", relembrou a professora. Para ela, agora torna-se fundamental motivar a próxima turma a manter o conceito 5.
O palestrante da noite foi o pró-reitor acadêmico Pedro Hernández, que tem conduzido a reestruturação pedagógica na Universidade, em conformidade com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Ulbra. Além de Pedagogia, outros cinco cursos alcançaram a nota 5 sob sua gestão. Segundo ele, "a nota deve ser interpretada como a conquista dos alunos dentro do seu processo de aprendizagem, a qualidade do curso como mediador dessa aprendizagem e a projeção social que os egressos têm perante a sociedade".
No mesmo sentido, o professor disse que, apesar do resultado excepcional, essa nota não pode e não deve ser conquistada artificialmente. Para Hernández, é preciso "ir além do conhecimento regulatório e social", valorizando mais a qualidade do profissional que está saindo do ambiente acadêmico para o mercado do que propriamente a nota obtida.
Enadistas de 2017 motivam alunos que farão a próxima avaliação
Com a 4ª posição entre os cursos no estado, alguns dos enadistas que realizaram a prova do último triênio compareceram ao evento para relatar suas experiências antes, durante e após a avaliação. Os discursos focaram na transformação pessoal e profissional de quem teve a oportunidade de estar na turma que obteve a nota 5 para o curso de Pedagogia.
Os acadêmicos que ainda passarão pelo Enade, em 2020, demonstraram-se orgulhosos com a nota que colocou o curso em nível de excelência inédito. Francisco Veiga, aluno do 4º semestre, falou sobre a importância de estar em um curso com nível de excelência, de acordo com a avaliação do MEC. "É uma honra para nós, pois significa que estamos nos formando como profissionais de uma graduação nota 5, superando universidades que são consideradas referência no estado", comemorou o acadêmico.
Colega de Francisco, o discente Cristiano Ribeiro destacou a relevância institucional, que traz diversos pontos positivos para a Universidade junto à sociedade e aos órgãos federais, mas, principalmente, o crescimento acadêmico para os alunos, se tornando um atrativo a mais para o currículo. "Esse resultado mostra que a Ulbra está preparada para formar um bom profissional, então isso nos deixa numa situação privilegiada", elogiou.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS