A segunda reunião do grupo III da Reestruturação Pedagógica da Universidade Luterana do Brasil aconteceu nesta segunda-feira, 11 de março. O encontro reuniu os cursos de graduação das áreas de Humanidades e Artes, Ciências Sociais, Negócios e Direito. A reunião aconteceu no auditório B do prédio 14 no campus Canoas e contou com a presença de coordenadores dos cursos, Reitoria, Direção e Coordenação Acadêmica.
Na abertura, o reitor da Ulbra, Ricardo Willy Rieth, afirmou que a Universidade está passando pela maior transformação das últimas duas décadas e que no final deste ano será possível contemplar uma Instituição completamente diferente. "Nós temos que olhar para os nossos cursos de graduação pensando em como serão daqui 10 anos e promover essa transformação agora. Este é o desafio que temos pela frente", manifestou.
Para a coordenadora do curso de Direito da Instituição, Alessandra Mizuta de Brito, o Ministério da Educação (MEC) vem propondo um olhar diferente para o ensino. "Podemos dizer que o método expositivo já está ultrapassado. Existem algumas legislações que entrarão em vigor daqui uns anos e, aproveitando esse momento institucional, a Ulbra já está promovendo essa adequação junto à reestruturação", declarou. Segundo ela, a Universidade sai na frente para promover esse momento de maior contato dos acadêmicos com teoria e a prática.
A reestruturação foi aprovada no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Ulbra e prevê que até 2022 todos os cursos de graduação, pós-graduação e EAD deverão concluir a mudança na matriz curricular. Seu objetivo é implantar uma metodologia dinâmica de ensino e aprendizagem com mais interatividade. Ela é norteada por nove tópicos: Aprendizagem por Competência, Autogestão da Aprendizagem, Avaliação da Aprendizagem, Aproveitamento de Estudos, Acessibilidade Universal, Curricularização da Extensão, Educação Continuada, Estruturação Curricular por Eixos e Internacionalização.
Karoline Milbradt
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas