Curricularização da Extensão da Ulbra é um dos temas do Encontro Nacional de Pós-graduação e Pesquisa das Instituições de Ensino Superior Particulares, promovido pela Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (Funadesp). A Universidade será representada pela diretora de Assuntos Comunitários Simone Imperatore, que palestrará às 9h do dia 14 de setembro. Neste ano, o evento acontecerá na Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro.
Com o tema Avaliação da Educação Superior - desafios e perspectivas sob a ótica do ensino, pesquisa e extensão, o evento tem como objetivo analisar alternativas e estratégias para implantação, integração, consolidação e expansão da pesquisa, da pós-graduação e da extensão nas Instituições de Ensino Superior (IES) particulares. A oportunidade de a Universidade participar do Encontro, segundo Simone, surgiu a partir de indicação da Universidade do Vale do Taquari (Univates). A docente apresentará a experiência inovadora da Universidade no processo de Curricularização da Extensão, que está em funcionamento desde 2010, tendo como base o Plano Nacional de Educação.
Para a professora, esta oportunidade representa a distinção do trabalho realizado pela pró-reitoria Acadêmica. "A Ulbra apresenta um modelo totalmente novo de curricularização da extensão, tendo em vista outras universidades particulares do Brasil. A participação no Encontro promovido pela Funadesp é resultado de um trabalho inovador realizado pela pró-reitoria Acadêmica ao longo destes anos", afirma a professora.
Reestruturação Pedagógica
A Curricularização da Extensão integra o processo de Reestruturação Pedagógica pela qual a Universidade está passando desde o primeiro semestre de 2018, contemplando o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade.
Saiba mais sobre Curricularização da Extensão e outras mudanças que compõem o processo de Reestruturação Pedagógica da Universidade em ulbra.br/mudacomvoce.
Fabio Andrei Kuckert Rodrigues
Estagiário de Jornalismo/GECOM