Engajada na inserção da temática da acessibilidade na Universidade, a Ulbra recebeu na última quarta-feira, dia 5 de setembro, o presidente da Associação dos Familiares e Amigos do Down (AFAD) de Porto Alegre, Vicente Fiorentini. No encontro, foi tratada a possibilidade de realizar futuras ações em parceria com a entidade.
Para o professor Gustavo Becker, diretor de Extensão, o possível acordo com a Associação demonstra o engajamento da Universidade com os princípios de alcançar a acessibilidade. "Uma futura parceria com a entidade nos aproximará da sociedade e de outras entidades representativas, e isso é excelente para a Universidade", ressalta o professor.
Estavam, também, presentes no encontro o coordenador do Programa Permanente de Acessibilidade Institucional (PPA), professor Laino Schneider, Vera Ione Scholz e João Vicente Fiorentini, esposa e filho do presidente da AFAD, respectivamente.
Acessibilidade Universal integra Reestruturação Pedagógica
A Ulbra mantém uma estrutura de acessibilidade formada por núcleos em todas as suas unidades. São eles que interagem com as áreas de recursos humanos, atendimento ao docente, atendimento ao aluno, engenharia, comunicação, tecnologia da informação, pastoral, entre outras, para garantir a acessibilidade da comunidade acadêmica. A Universidade exerce cada vez mais o seu papel de agente transformador da comunidade e trabalha para a inserção da temática da acessibilidade com todo o seu espectro nos projetos pedagógicos dos cursos.
Saiba mais em ulbra.br/mudacomvoce.
Fabio Andrei Kuckert Rodrigues
Estagiário de Jornalismo/GECOM