Convivências atitudinais junto as pessoas com deficiência é a temática que pauta a 5ª Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência que acontece entre os dias 20 e 25 de agosto em todos os campi, escolas da rede e polos EAD da Universidade Luterana do Brasil.
A programação é caracterizada por mobilizações que envolvem e orientam através de ações de interações sociais, realizadas paralelamente à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que, de 21 a 28 de agosto, em atividades por todo país, trabalhará o tema Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas.
Os eventos alusivos a esta campanha interna são propostos pelo Programa Permanente de Acessibilidade (PPA), em parceria com a Diretoria de Extensão da Ulbra, com o objetivo de provocar na sociedade uma nova mentalidade e postura, expressas em ações afirmativas frente à questão dos direitos humanos, descontinuando formas tradicionais, paternalista e assistencialista, de condução do tema.
Para Laíno Alberto Schneider, coordenador do PPA, a informação é fundamental para vencer as barreiras do preconceito e da discriminação, promovendo a valorização da diversidade humana. "Muitas vezes, o principal obstáculo é a atitude preconceituosa em relação às pessoas com deficiência. O caminho do reconhecimento político, ou seja, não apenas aceitar ou respeitar o outro, mas reconhecê-lo como ser de direitos, passa pela informação. Participar das atividades sociais é o direito de todas as pessoas, com e sem deficiência. Só através do conhecimento e da informação teremos uma sociedade com equiparação de oportunidades", acrescenta o docente.
A programação
A 5ª Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência, como já é de costume em outras edições, conta com a participação e mobilização de todas as unidades, polos e Rede de Escolas da Universidade, que são convidadas a desenvolver atividades relacionadas à temática proposta.
Todas as informações referentes ao que está sendo programado em cada local estão disponíveis na página do evento, que pode ser acessada diretamente AQUI.
Promover ações sobre esta temática é parte integrante da nova política de Acessibilidade Universal. Para saber mais sobre este e os demais tópicos da Reestruturação Pedagógica da Universidade acesse ulbra.br/muda-com-voce.
Andréia Pires
Jornalista - MTb.: 17.976