Cidades Acessíveis: sociedade inclusiva é a temática que pautará a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência 2018. A programação será realizada, entre os dias 21 e 28 de agosto, em diferentes lugares do Rio Grande do Sul, com o intuito de fortalecer a unidade do movimento gaúcho pela acessibilidade e inclusão.
Dentro deste cronograma, a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders) promoverá a 2ª Exposição de Tecnologia Assistiva e Inclusão (ExpoTAI) nas dependências do Parque Tecnológico Ulbratech e do complexo esportivo, no campus Ulbra Canoas.
O evento, agendado para os dias 23, 24 e 25 de agosto, tem por base quatro eixos: interação, que visa reunir associações, conselhos e demais instituições em prol das pessoas com deficiência; pesquisa, de visibilidade às tecnologias e outras soluções desenvolvidas dentro das universidades gaúchas; produto, de exposição de materiais voltados às pessoas com necessidades especiais; e cultura, de valorização de expressões artísticas.
Na segunda-feira, 18 de junho, a Faders e diversos parceiros públicos, privados e do terceiro setor, além de representantes da Diretoria de Extensão e do Programa Permanente de Acessibilidade da Universidade, estiveram reunidos na Ulbratech para o planejamento das atividades que irão compor a ExpoTAI 2018. Entre elas, seminários, palestras, exposição de tecnologias e paradesporto.
Em sua fala, o diretor de Extensão, Gustavo Becker, destacou a maneira como a Universidade vem trabalhando no seu programa de Acessibilidade Universal e o quanto a Exposição vem a se somar com este momento. "A Ulbra está muito feliz em sediar esta programação! Tudo que estiver ao nosso alcance será feito para garantir o sucesso de mais esta edição. O conceito de acessibilidade está presente na política de Reestruturação Pedagógica implantada neste semestre, para permear a formação dos alunos, colocando em prática a temática em seus projetos pedagógicos e, assim, formar profissionais com outra percepção. É um caminho que estamos percorrendo com todos seus desafios e a ExpoTAI vem somar aos esforços do que a Instituição já construiu e o que tem a desenvolver", concluiu o docente.
Laíno Alberto Schneider, coordenador do Programa Permanente de Acessibilidade, também fez uso da palavra para ressaltar que, "quando se busca por uma sociedade melhor, nós mesmos estamos melhorando". O professor completou dizendo que se sente agraciado pelo trabalho que realiza nesta área dentro da Universidade. "É gratificante compor grupos de trabalhos responsáveis por pensar adiante. Comparo esta atividade como o plantio de um carvalho que leva de 80 a 100 anos para alcançar sua plenitude. Qual o sentido se não vou estar vivo para contemplar este momento? Semear é o que importa. A semente irá germinar e produzir em algum lugar. É neste sentido que a Ulbra trabalha, com a convicção de se tornar melhor diante dos desafios, de construir um amanhã melhor", finaliza Schneider.
O presidente da Faders, Roque Bakof, explicou que um dos principais motivos para a escolha da Universidade Luterana do Brasil como sede da ExpoTAI 2018 foi o viés inclusivo que a Ulbra evidencia em suas ações: "vem numa soma muito oportuna acolher a disposição da Instituição e este evento, pela sua natureza, vir para um espaço como este, também tem este sentido".
Mais informações sobre a nova política de Acessibilidade Universal estão disponíveis na página ulbra.br/muda-com-voce.
Andréia Pires
Jornalista - MTb.: 17.976