A primeira edição de 2018 do Webmeeting da Ciência contou com a participação do doutor Salvador Doblas Arrebola, da Universidad de Málaga, que conduziu o tema La Comunicación en Hospitales del Servicio Sanitario Público de Andalucia/España, através de videoconferência. A programação faz parte do projeto institucional de internacionalização que visa aproximar pesquisadores estrangeiros das Instituições de Ensino Superior (IES) conveniadas, com alunos e docentes das especializações, mestrados e doutorados da Universidade, além de abrir espaço para a prática de outro idioma.
O evento promovido na sexta-feira, 15 de junho, no campus Canoas é uma realização da Assessoria de Relações Internacionais (RI) da Ulbra em parceria com o Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde (PPGProSaúde). Neste formato de encontro, o pesquisador convidado pode interagir com o público presente, em seu idioma de origem, trocando conhecimentos e debatendo sobre questões pertinentes à temática apresentada.
Comunicação Interna e Corporativa, Inteligência Artificial, Big Data, Business Intelligence e Vídeo Curriculum foram alguns dos tópicos explanados por Arrebola neste evento, que já promoveu seis encontros desde sua criação. A próxima atividade está agendada para 10 de agosto com a promoção do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu).
O Projeto de Internacionalização
As universidades estrangeiras vêm participando de uma corrente internacional, onde tem sido trabalhado o processo de internacionalização que permite à comunidade acadêmica conhecer a diferença entre culturas e línguas, despertando, assim, a consciência de global.
A Ulbra está seguindo este movimento, a partir do seu Plano de Desenvolvimento Institucional, que previu a implantação de uma política de internacionalização. "Isto significa que a nossa Universidade, tanto nas ações de extensão como de ensino e pesquisa, está totalmente voltada a desenvolver projetos e ações variadas de internacionalização junto com outras 50 universidades que temos convênio em 16 países", explica a assessora de Relações Internacionais, Andréia Silveira Athaydes.
A oferta de disciplinas em inglês, como a Sociedade e Contemporaneidade e a Cultura Religiosa, são exemplos de ações institucionais que a Ulbra vem desenvolvendo nesta área. "A nossa proposta é que, cada vez mais, os cursos, através de outras disciplinas específicas, possam ter ofertas em outro idioma, tornando-se uma rotina dentro da Instituição. Desta forma, alunos e professores terão espaço para praticar outra língua e os estrangeiros acompanhar o plano de estudos", acrescenta a docente.
Dentro deste contexto, o Webmeeting da Ciência é um projeto que vem sendo desenvolvido com a pós-graduação da Ulbra, através de tecnologias como o Skype ou Adobe Webmeeting, possibilitando discussões sobre pesquisas que as IES estão desenvolvendo, tratando, também, de parcerias com pesquisadores e bolsistas de iniciação científica. Andréia finaliza dizendo que, "dentro desta perspectiva de internacionalização, a Ulbra quer que, cada vez mais, todas as atividades no campus Canoas e em todas as suas unidades possam prever este dia a dia. Sempre trazendo a experiência de outros países e levando a experiência gaúcha, a experiência brasileira para outros países".
Saiba mais sobre a Reestruturação Pedagógica em ulbra.br/muda-com-voce.
Andréia Pires
Jornalista - MTb.: 17.976