Com um público de mais de cem professores, entre eles coordenadores de cursos de graduação e de pós-graduação, pesquisa e extensão dos campi do RS, a Universidade realizou, no dia 4 de junho, mais um encontro entre docentes para tratar da implementação da Reestruturação Pedagógica das áreas da Educação, Ciências, Matemática e Computação e Engenharia de Produção e Construção.
A reunião, que aconteceu nos dois turnos, contou com a participação do vice-reitor Ricardo Willy Rieth e do pró-reitor Acadêmico Pedro Antonio González Hernández, que conduziram o diálogo sobre o novo modelo universitário, definido no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
"O objetivo principal é colocar a Universidade e, consequentemente, seus cursos no modelo de universidade transformadora. A Ulbra deixa de ser uma universidade desenvolvimentista para se tornar uma universidade transformadora. Transformadora significa que forma recursos humanos que compreendem a realidade de mercado e social onde estão inseridos, e que vão tomar ações e decisões para qualificar esse contexto mercadológico e social", explica Hernández sobre o resultado das ações que são discutidas e compartilhadas nestas reuniões periódicas com a comunidade acadêmica.
Para o diretor do campus Ulbra Porto Alegre, Orlando Mario Konrad, o encontro dos gestores e docentes demonstra a transparência e a democratização de todo o processo da reestruturação. "É uma construção onde todos participam. Todos os cursos, professores e coordenadores se envolvem no processo das mudanças geradas pela Reestruturação Pedagógica."
Também participaram do encontro as diretorias e coordenadorias de processos da Pró-reitoria Acadêmica, além dos diretores dos campi no Rio Grande do Sul. O próximo evento semelhante ocorre na Ulbra Canoas no dia 25 de junho.
Adriana Marques
Jornalista - MTb.:8.354
Coordenadora da Assessoria de Imprensa e Relacionamento
Rafael Pereira
Estudante de Jornalismo
ACS/ Ulbra Porto Alegre