A Universidade Luterana do Brasil, dando continuidade a uma intensa agenda de eventos ligados à Curricularização da Extensão, integra nesta quarta-feira, 23 de maio, a programação do I Seminário Nacional sobre Educação e Desenvolvimento Regional e do III Seminário Regional sobre Educação e Desenvolvimento Regional. Evento gratuito, realizado pela Universidade do Contestado, que vem acontecendo desde a última semana, nas dependências do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Canoinhas.
O cronograma de palestras, que se estende até o próximo dia 25, conta com a participação da diretora de Assuntos Comunitários da Ulbra, Simone Brum Imperatore na noite desta quarta-feira (23), com a apresentação do tema Curricularização da Extensão Universitária no Brasil: questões estruturais e conjunturais de uma política pública e suas articulações com o desenvolvimento regional. O debate acontece das 20h30min às 22 horas Auditório UnC Marcílio Dias.
Próximas agendas
O mês de junho será marcado por dois momentos importantes que tratam do assunto: o primeiro, entre os dias 11 e 15 de junho, quando a Ulbra participa da Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e do Caribe (CRES 2018), na Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina. O evento, que acontece a cada dez anos, discute a educação superior nos países que compõem a região. "Este ano a programação tem uma configuração específica por tratar dos cem anos da Reforma de Córdoba, data que marca a reivindicação dos alunos por uma universidade comprometida com a sociedade, ocorrido em 1918. Assunto totalmente ligado a temática que temos trabalhado", explica a diretora.
Já o outro evento, que ocorre em 20 de junho, é o II Congresso de Ciência, Tecnologia e Conhecimento da Univates, em Lajeado/RS, que terá como objetivo a integração da Pós-graduação Stricto Sensu, bolsistas e voluntários de Iniciação Científica, Tecnológica ou ligados a projetos de Extensão, professores, pesquisadores e comunidade externa, dentro da temática da Curricularização da Extensão. O congresso contará, também, com a participação da gestora da área de Assuntos Comunitários da Ulbra.
Debate sobre Curricularização da Extensão na Unicruz
A Instituição esteve presente no XVIII Seminário Internacional de Educação no Mercosul, programação já consolidada como um dos principais eventos acadêmicos do interior do Rio Grande do Sul, realizado entre os dias 8 e 11 de maio, na cidade de Cruz Alta, representada pela diretora Simone Imperatore, que, a convite da Unicruz, organizadora da atividade, conduziu o debate sobre Curricularização da Extensão, apresentando o case da Ulbra.
O evento, que se constitui como um campo para debates, reflexões e estudos, teve como proposta discussões e problematizações na proposição e implementação de políticas educativas, entre outros temas, buscando oportunizar aos acadêmicos e professores da Unicruz, demais instituições de ensino superior e educadores das redes municipais, estaduais e particulares de educação do município, um espaço de reflexão sobre o compromisso com a formação de docentes e seus reflexos na qualidade do ensino.
A diretora, lisonjeada pelo convite e a oportunidade de participação de um evento com a dimensão do Seminário, destaca que "foi muito profícuo este debate, discutindo qual a concepção de extensão presente no Plano Nacional de Educação, para que não haja equívocos de qual processo estamos falando, e que possamos, desta forma, pensar em programas e projetos que sejam realmente articulados ao currículo e à pesquisa".
Curricularização da Extensão
No processo de Reestruturação Pedagógica, a Curricularização da Extensão passa a integrar os currículos de todos os cursos de graduação da Ulbra, contribuindo para a formação profissional e cidadã dos alunos, onde os acadêmicos irão aprender no contexto sócio-histórico e no mercado de trabalho.
Saiba mais sobre a Curricularização e outras mudanças que fazem parte da nova filosofia da Universidade. Acesse o site Ulbra Muda com Você.
Andréia Pires
Jornalista - MTb.: 17.976