Mais de 200 professores das áreas de ciências, matemática e computação, educação e de engenharia, produção e construção da Ulbra participaram, nesta segunda-feira, 26 de março, de uma reunião sobre a Reestruturação Pedagógica da Universidade. Na ocasião, estiveram presentes representantes dos campi do Rio Grande do Sul e dos cursos que em 2019 iniciam o processo de adaptação curricular. O encontro ocorreu no auditório do prédio 11 do campus Canoas.
Durante a atividade, o pró-reitor acadêmico, Pedro Antônio González Hernández, apresentou o projeto Ulbra Muda com Você, campanha desenvolvida pela Gerência de Comunicação e Marketing da mantenedora Aelbra e que busca esclarecer dúvidas sobre o modelo reorganizativo pelo qual, até 2022, devem passar todos os cursos de graduação e pós-graduação da Instituição.
De acordo com o gestor, a reestruturação busca implantar um método de ensino/aprendizagem voltado para a construção coletiva do conhecimento, onde o aluno passa a ter maior autonomia e protagonismo, e o educador, o papel de mediador desse aprendizado. "Na maioria das universidades, o modelo pedagógico é centrado no conteúdo, na reprodução arbitrária do saber. O que queremos é priorizar o ensino por competências, a educação transformadora", enfatizou Hernández.
Para o pró-reitor, é necessário mudar a aprendizagem significativa e a lógica na formação de recursos humanos dentro de uma IES. "Às vezes escutamos das empresas que a única coisa que elas precisam de seus funcionários é um diploma de curso superior, que, no final das contas, elas mesmas terão de ensinar o colaborador como fazer o seu trabalho, em sendo essa a realidade, é o fracasso da universidade.", avaliou o educador no começo do encontro, o primeiro de uma série que ocorrerá sempre na quarta segunda-feira de cada mês, até o final de 2018.
Caminho a trilhar
Durante a reunião, ficou a cargo da diretora geral de Ensino, Graziela Oyarzabal, explicar sobre a nova estrutura do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e sobre a Estruturação Curricular. De acordo com a diretora, o PPC é um elemento orientador das práticas dos cursos de graduação. "Em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e a legislação educacional, o PPC nos orienta por qual caminho devemos trilhar e em que ponto queremos chegar. O projeto ainda busca a reflexão de uma proposta de curso para alcançar a excelência na qualidade do ensino, além de contribuir para a socialização das boas práticas", explicou Graziela.
Sobre as bases, os critérios e o formato da estruturação curricular, a diretora mostrou elementos presentes na constituição de um novo projeto pedagógico. "É preciso que tenhamos uma visão sistêmica. E o perfil profissiográfico será o ponto de partida para sabermos que egresso nós queremos. Para isso vamos buscar subsídios em diretrizes curriculares, documentos institucionais, entre outros meios", exemplificou Graziela.
Durante a atividade, a coordenadora das Engenharias Civil e Ambiental e Sanitária, Fernanda Macedo Pereira, destacou que o objetivo principal é construir uma proposta transformadora seguindo os pilares e as recomendações da Instituição. Já o coordenador adjunto da Licenciatura em Educação Física, Cristiano Neves da Rosa, vê com otimismo e expectativa esta etapa da reestruturação pedagógica. "Trata-se de um momento fundamental que garantirá a aquisição de competências necessárias para a formação profissional dos nossos estudantes", complementou.
Prêmios atestam a qualidade do trabalho
Segurando um troféu, o reitor Marcos Fernando Ziemer lembrou que o atual plano de desenvolvimento institucional da Universidade surgiu com o intuito de se adequar a um novo tempo. "Temos de dar um passo a mais para podermos atender a essa geração que vem aí, pois ela segue uma outra lógica de aprendizagem", destacou o reitor que, logo em seguida, fez questão de saudar diante do público as três láureas conquistadas pela Instituição no Prêmio Nacional de Gestão Educacional (PNGE), realizado em São Paulo, na última quarta-feira, 21 de março.
Mesmo concorrendo com 12 outras Instituições de Ensino Superior, a Ulbra obteve o troféu de ouro, na categoria gestão acadêmica, com o case PDI - Participação Coletiva na Construção da Excelência Acadêmica e Administrativa. Com placas de prata, foram premiados outros dois projetos: a trajetória do Programa Permanente de Acessibilidade e a implantação da Central de Relacionamento. Para ele, o reconhecimento nacional vai ao encontro do que propõe a Reestruturação Pedagógica. "O que nós estamos fazendo é direcionado no sentido de sermos uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora. Todos devemos caminhar nessa direção", comentou Ziemer ao agradecer o empenho de cada colaborador e professor.
Marcus Perez
Jornalista Mtb 17.602
André Bresolin
Jornalista - MTb 18.183