Na noite de terça-feira (20), o pró-reitor Pedro Antonio González Hernández participou da Aula Magna do campus Guaíba, com a temática Universidade e Inovação: Reestruturação Pedagógica.
A atividade iniciou com o momento devocional que foi conduzido pelo capelão pastor Peterson Machado. Após, o diretor Marcelo Müller agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do tema para a nossa Universidade.
Neste primeiro semestre de 2018, a Universidade Luterana do Brasil inicia a Reestruturação Pedagógica que será implementada, gradualmente, nos nove campi do Rio Grande do Sul e na educação a distância até 2021. Essa reestruturação foi definida junto à comunidade acadêmica durante os seminários do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que ocorreram em 2016 em todos os campi, e tem como lógica a indissociabilidade entre Extensão, Pesquisa e Ensino. Neste contexto, o pró-reitor Pedro explicou como será este novo projeto que está sendo adotado pela Universidade. "Haverá mudança no contexto da aprendizagem, sendo que o estudante passa a ter um papel importante nesse processo, tornando-se autogestor da aprendizagem. O professor, por sua vez, passará a ser um mediador devidamente qualificado e instruído para estimular a discussão construtiva dentro e fora da sala de aula", enfatizou.
Para a coordenadora Acadêmica, Adriana Ziemer Gallert, "a Reestruturação Pedagógica se constitui em uma importante oportunidade de inovação no contexto da Universidade, pois tem como foco central o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais dos acadêmicos, potencializando sua inserção no mercado de trabalho. Todos serão beneficiados com o trabalho sério, responsável e de excelência que está sendo construído coletivamente com a participação de todos".