A Reestruturação Pedagógica da Universidade Luterana do Brasil foi iniciada neste primeiro semestre de 2018, contemplando inicialmente os cursos das áreas de Agricultura e Veterinária, Saúde e Bem-estar Social. De acordo com o PDI, até 2021, todas as graduações e pós-graduações dos nove campi da Ulbra RS e também dos polos EAD espalhados pelo país estarão adequadas à nova política institucional.
Os bacharelados em Educação Física e Enfermagem do campus Gravataí já começaram a implantar a metodologia que transformará a dinâmica de ensino/aprendizagem em um processo mais interativo e condizente com o mundo conectado do século XXI.
Segundo o coordenador Acadêmico da Unidade, Igor Borges, a Reestruturação vem alinhada com a missão da Ulbra de ser comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora. "Para alcançar esse propósito, a Universidade precisa de uma nova proposta pedagógica que, no nosso caso, prevê a utilização de metodologias ativas para construir competências em nossos alunos", explica o docente.
De acordo com Borges, o papel central na relação de ensino e aprendizagem deixa de ser do professor para centrar-se no aluno, que, por sua vez, passa a exercer um papel de protagonismo e não mais de mero expectador. "Inovando desta forma, esperamos tornar o aprendizado de nossos acadêmicos muito mais eficaz", acrescenta.
Tanto para quem está ingressando na Universidade quanto para os veteranos, todo este processo é novidade. Mesmo assim, os alunos das graduações, que neste ano iniciam a Reestruturação Pedagógica, não devem se preocupar com o impacto que as alterações de metodologia trarão em suas vidas acadêmicas, uma vez que o projeto de adaptação curricular será metodicamente conduzido pelos gestores e professores da Ulbra. "A mudança foi pensada ao longo dos últimos anos para que ocorra de forma tranquila e gradual, tendo um cuidado especial para que o aluno termine o seu período acadêmico dentro do previsto", assegura o diretor do campus, Eltton Zielke.
Em 2019, a Reestruturação ocorrerá nos cursos das áreas de ciências, matemática e computação, educação e engenharia, produção e construção. Já em 2020, é a vez do campo das ciências sociais, negócios e direito e das humanidades e artes. Todo o processo segue os princípios regulatórios do ciclo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), do Ministério da Educação.
Ulbra Muda com Você
Através da página www.ulbra.br/mudacomvoce, a comunidade acadêmica terá acesso às informações, o passo a passo de cada etapa, o seu significado e suas consequências, todas elas positivas. No site, é possível acessar os vídeos apresentados por diretores de áreas, coordenadores e o pró-reitor Acadêmico, onde são difundidos os principais tópicos da reestruturação. Entre as ações programadas estão as divulgações nas redes sociais, mídias internas nos campi universitários, além de reuniões com os alunos e os docentes.