A Universidade Luterana do Brasil, seguindo seu Plano de Desenvolvimento Institucional que prevê até 2021 a Reestruturação Pedagógica de todos os cursos de graduação e pós-graduação dos nove campi da Ulbra no Rio Grande do Sul e de todos os polos EAD do país, iniciou neste semestre seu cronograma de mudanças.
No campus Carazinho os bacharelados em Biomedicina e Enfermagem, além do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética e Agronegócio, são as primeiras graduações a implantar a metodologia, uma transformação que tornará a dinâmica de ensino/aprendizagem mais interativa e condizente com o mundo conectado do século XXI.
Segundo a coordenadora Acadêmica da Unidade, professora Eloisa de Ávila Pauletto, a Reestruturação Pedagógica abre horizontes importantes aos estudantes e à Universidade como um todo, oportunizando que ambos revejam suas práticas quanto ao ensino e à aprendizagem. "Considero que o novo momento pedagógico será muito rico em termos de autonomia, inovação e empreendedorismo pelos acadêmicos, os quais poderão assumir seu compromisso de estudantes universitários com postura acadêmica envolvida pela pesquisa e curricularização da extensão, o que enriquecerá ainda mais a construção do conhecimento e, por consequência, a atuação profissional bem alinhada às exigências do mercado contemporâneo", concluiu a coordenadora.
Tanto para quem está ingressando na Universidade quanto para aqueles matriculados há mais tempo, tudo isso é novidade. Mesmo assim, os alunos veteranos das graduações que neste ano iniciam as mudanças pedagógicas não devem se preocupar com o impacto que essas alterações de metodologia trarão em suas vidas acadêmicas, uma vez que todo o projeto de adaptação curricular será metodicamente conduzido pelos gestores e professores da Ulbra.
Para o Diretor Geral da Ulbra Carazinho, Gilmar Mantovani Maroso, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) propõe uma nova dinâmica no processo de ensino/aprendizagem. "Essas transformações devem atender a novas demanda profissionais, capitalizar metodologia ativas face um novo perfil de acadêmico. Diante da nova realidade imposta pela revolução nos meios de comunicação, os processos de ensino devem ser expandidos e inovados", assegura o diretor.
Em 2019, a Reestruturação ocorrerá nos cursos das áreas de ciências, matemática e computação, educação e engenharia, produção e construção. Já em 2020, é a vez do campo das ciências sociais, negócios e direito e das humanidades e artes. Todo o processo segue os princípios regulatórios do ciclo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), do Ministério da Educação.
Ulbra Muda com Você
Através da página www.ulbra.br/mudacomvoce, a comunidade acadêmica terá acesso às informações, o passo a passo de cada etapa, o seu significado e suas consequências, todas elas positivas. No site, é possível acessar os vídeos apresentados por diretores de áreas, coordenadores e o pró-reitor Acadêmico, onde são difundidos os principais tópicos da reestruturação. Entre as ações programadas estão as divulgações nas redes sociais, mídias internas nos campi universitários, além de reuniões com os alunos e os docentes.