EDUCAÇÃO HUMANIZADA 14/11/2024 09:14
Professores do Futuro: paixão e inspiração são qualidades valorizadas
Estudantes destacam a importância de uma educação humanizada
Durante o evento Ulbra Xperience, o painel das áreas da Educação trouxe à tona uma importante discussão sobre o papel do professor no desenvolvimento dos alunos. Intitulado "Retratos da Memória: O Professor que Marcou a Minha Jornada", a atividade incentivou os estudantes a compartilhar depoimentos e homenagens aos educadores que marcaram suas vidas. Entre as mensagens, qualidades como paixão ao ensinar, paciência, empatia e capacidade de ouvir foram destacadas como fundamentais para o perfil do educador ideal.
Para a coordenadora dos cursos de licenciatura de Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras Inglês, Letras Português, Matemática e Química da Ulbra, Juliane Maria Puhl Gomes, fazer a diferença na vida dos alunos é o que move os professores.
"Lendo os relatos, vemos que a maioria lembrou de educadores que estenderam para eles um olhar extraprofissional, auxiliando em um momento difícil, que reconheceram quando eles não estavam bem e incentivaram a continuar. São motivos que vão além da profissão. Quando falamos em profissional do futuro, pensamos em tecnologia, mas tivemos uma grande surpresa: as qualidades esperadas são todas muito humanas. Eles falam em paciência, respeito e empatia", relata a professora.
Conexão além do conteúdo
Ao serem perguntados sobre as habilidades que consideram mais importantes para os professores do futuro, os alunos apontaram atributos humanos como os mais impactantes, revelando a importância de uma relação de confiança e inspiração. Na atividade Retratos da Memória, os alunos deixaram o nome da escola e um recado para o professor:
Colégio Ulbra Cristo Redentor - Para a professora Bianca: "Faz meus dias mais felizes com o seu jeito maravilhoso de ser. Sempre me senti mais feliz em suas aulas"
Colégio Ulbra Cristo Redentor - Para o professor Maurício: "Meu professor de química fez eu amar química, fazendo eu escolher o que queria ser no futuro e ver o mundo de forma diferente"
Colégio Ulbra São João - Para a professora Fernanda: "Me marcou, pois fez parte da minha infância e me ajudou a ser quem eu sou hoje"
E.M.E.F. Ceará - Para a professora Josi: "Além de ter me dado apoio em momentos emocionalmente difíceis. Sempre se esforçou para me entender"
E.E.E.M. Guilherme de Almeida - Para o professor Ubiratã: "Gostaria de mandar esse recado falando que o senhor foi quem mais me marcou em todo o tempo que passei estudando. Do mesmo jeito que você nos considera filhos, eu te considero um pai. Às vezes penso que gostaria de passar mais tempo na escola para podermos ter mais tempo de interação"
São os detalhes da forma de ensinar que criam uma experiência educacional que vai muito além do aprendizado acadêmico e deixa marcas para a vida. Conforme a professora Juliana, todos os recados serão planilhados e encaminhados para as escolas, para que os educadores possam, além de se sentir homenageados, constatar o impacto e a diferença que fazem no dia a dia dos alunos.
Um chamado para a formação de educadores inspiradores
"Os professores são peças fundamentais nas nossas vidas. E acabamos levando eles para o resto das nossas vidas. Tenho um professor do 9° ano que foi como um pai pra mim, me orientou e graças a ele sou quem sou hoje. Ele sempre vai ficar na minha memória. Sou muito grato", ressalta o aluno da Escola Nossa Senhora Aparecida, Iarley Ferreira, 16 anos.
Para a coordenadora Juliane, o painel foi uma oportunidade de refletir sobre a formação de futuros professores, mas também uma forma de demonstrar que o educador é fundamental na jornada do aluno. "O professor ainda é aquele que mostra o norte, que tem o papel de conciliar, instigar e provocar. O conhecimento não se transmite, o conhecimento se constrói. Essa é a base da educação. O professor é esse mestre de obras, que mostra o caminho, motiva e incentiva. Muitas vezes nossos alunos não têm isso em casa. Nesse momento é o professor que olha e diz: você é capaz, vá em frente!", comentou.
O Ulbra Xperience trouxe uma visão de futuro para a profissão docente, reforçando que, além de conteúdo, o que marca a trajetória dos estudantes é a capacidade que estes profissionais têm de transformar e impactar vidas. Deixando claro que a próxima geração de professores precisará ser cada vez mais sensível às necessidades emocionais dos alunos.
Confira as características do professor do futuro:
-
Paixão pelo ensino - Professores inspiradores que realmente amam o que fazem e demonstram entusiasmo ao ensinar.
-
Empatia e sensibilidade - Capacidade de perceber e entender o estado emocional dos alunos, oferecendo apoio além do conteúdo.
-
Paciência e respeito - Qualidades que promovem um ambiente acolhedor e incentivam a confiança e o respeito mútuo.
-
Capacidade de escuta - Professores que ouvem e compreendem as necessidades e dificuldades dos alunos, construindo uma relação de confiança.
-
Apoio emocional e motivação - Suporte contínuo que vai além do conteúdo acadêmico, fortalecendo os alunos em momentos difíceis e inspirando-os.
-
Conexão e influência duradoura - Estabelecem um vínculo que ultrapassa a sala de aula e marca a vida dos alunos, influenciando suas escolhas e trajetórias.
-
Inspiração para o crescimento pessoal - Professores que incentivam a autonomia, desenvolvem a autoestima e ajudam os alunos a acreditar em suas capacidades.
-
Educação além do conteúdo - Valoriza-se a construção do conhecimento e o incentivo ao pensamento crítico, em vez de apenas transmitir informações.
Thamiriz Amado
Assessoria de Comunicação Ulbra