DOMINGO CLÁSSICO 05/12/2023 20:13
Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues
Último concerto terá entrada franca, dia 10.12, na Leopoldina Juvenil
No último Domingo Clássico de 2023, a Orquestra de Câmara da Ulbra fará uma homenagem a Lupicínio Rodrigues. Serão apresentadas sete canções do compositor porto-alegrense que viveu na região hoje conhecida como Quilombo dos Fidélix, um dos onze quilombos urbanos reconhecidos da cidade, na região limítrofe entre a Cidade Baixa e a Azenha. Castigo, Esses moços, Nervos de aço, Vingança, Volta, Nunca e Se acaso você chegasse serão interpretados pela Orquestra, Andrea Cavalheiro e Alvaro RosaCosta. Os arranjos são assinados por Arthur de Faria, Alexandre Ostrowski, Daniel Sá, Daniel Wolf, Iuri Corrêa, Pedro Figueiredo e Rodrigo Bustamante.
O programa também terá a execução de obras de outros dois compositores brasileiros: Claudio Santoro (Mini Concerto Grosso para Orquestra de Cordas); e Antonio Carlos Gomes, Sonata para Cordas.
Compositor, violinista, regente e pedagogo, Santoro (1919-1989) dedicou a vida à música. Foi fundador do departamento de música da UNB e da Orquestra do Teatro Nacional de Brasília, da qual foi regente titular. Seu Mini Concerto Grosso, em três movimentos curtos, foi escrito sob encomenda do maestro Sílvio Barbato para a orquestra de cordas do Sesi de Taguatinga, no ano de 1981.
Antônio Carlos Gomes (1836-1896) é, ao lado de Villa-Lobos, o maior expoente da música erudita brasileira. Em 1870 estreou seu maior sucesso, "O Guarani", no teatro Alla Scala de Milão. O grande Verdi, que assistiu à estreia, teria dito "este jovem começa onde eu termino". Compôs outras óperas que obtiveram relativo sucesso, como "Lo Schiavo" e "Fosca". A Sonata para Cordas é a única peça composta por Carlos Gomes para esta formação. Foi composta em 1894, em Milão, e dedicada ao Club Musical Sant´anna Gomes de Campinas, que era dirigido pelo irmão mais velho de Carlos Gomes, o violinista José Pedro Gomes. A peça tem 4 movimentos, sendo o último o que dá o subtítulo da obra, "O Burrico de Pau".
O Domingo Clássico será no dia 10/12, às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280), com entrada franca (distribuição de senhas 1 hora antes do espetáculo). A regência é de Tiago Flores.
ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA | DOMINGO CLÁSSICO
ENCERRAMENTO DA TEMPORADA 2023
Data: Domingo (10/12)
Horário: 19h
Local: Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280)
Entrada Franca *Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário sugere-se a doação de alimentos não-perecíveis ou de roupas em bom estado.
RETIRADA DE SENHAS 1 HORA ANTES DO ESPETÁCULO, POR ORDEM DE CHEGADA.
PROGRAMA:
CLÁUDIO SANTORO: Mini concerto grosso para orquestra de cordas
ANTONIO CARLOS GOMES: Sonata para cordas
LUPICÍNIO RODRIGUES:
* Castigo (Arranjo: Daniel Sá)
* Esses moços (Arranjo: Daniel Wolff)
* Nervos de aço (Arranjo: Rodrigo Bustamante)
* Vingança (Arranjo: Iuri Correa)
* Volta (Arranjo: Pedro Figueiredo)
* Nunca (Arranjo: Arthur de Faria)
* Se acaso você chegasse (Arranjo: Alexandre Ostrovski)
Solistas: Andréa Cavalheiro e Álvaro RosaCosta
Regência: Tiago Flores
Esse projeto é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio da Bem Promotora. Realização do Ministério da Cultura - Governo Federal - Brasil - União e Reconstrução.
ANDREA CAVALHEIRO
Cantora da The Hard Working Band, indicada 2 vezes ao prêmio açorianos de música de Porto Alegre. Em 2016 atuou como atriz no Musical Cartola, produção de SP, que viajou por 7 estados do Brasil. Dá aulas de Canto e técnica vocal, faz gravações de jingles e discos, fazendo backing vocal. Há mais de 20 anos no mercado da música.
ÁLVARO ROSACOSTA
Álvaro RosaCosta é formado em Artes Plásticas pela UFRGS. Atua profissionalmente, como ator e músico, desde 1990. Participa de importantes filmes produzidos pelo cinema gaúcho. No teatro, destacam-se as montagens com a companhia Térpsi-teatro dança, Cia. Incomode-te e com o Projeto Gompa (vencedor do Prêmio Ibsen Awards para Montagem Cênica, da Noruega). Compõe trilhas sonoras desde 1997. Recebeu inúmeras indicações e prêmios Açorianos e Tibicuera de Teatro e Música. Recebeu o prêmio de Melhor Ator no 49o Festival de Gramado, pelo Curta "Rufus" de Eduardo Reis, na Mostra Gaúcha de Curtas.
Dona Flor Comunicação
Raphaela Donaduce Flores | jornalista
raphaela@donaflorcomunicacao.com.br | 51 999757282
www.donaflorcomunicacao.com.br