Pesquisa 01/08/2023 11:18
Alunos do São Lucas projetam coleta para bitucas de cigarros
Feira de Iniciação Científica (FIC) terá visitação dia 11 de agosto
O tempo de decomposição de uma bituca de cigarro descartada incorretamente pode chegar a até cinco anos. Você sabia? Parece ser inofensiva quando lançada nas ruas e avenidas. Mas o estrago é grande. Com o objetivo de gerar alternativa para esse problema, estudantes do Colégio Ulbra São Lucas desenvolveram projeto para descarte ideal das bitucas de cigarro na cidade de Sapucaia do Sul-RS. Na Feira de Iniciação Científica (FIC) da escola, esse e outros trabalhos realizados pelos alunos serão apresentados no próximo dia 11 de agosto.
Lauren de Azevedo Steinhoefel e Pedro Henrique Maia Dimer, alunos da 2ª série do ensino médio, utilizaram materiais reciclados para confeccionar as peças, sob orientação do professor Jaison Bosa. Eles já instalaram os coletores em 16 pontos da cidade, no dia 16 de julho, com autorização da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito de Sapucaia do Sul.
Evitar poluição
Conforme Lauren e Pedro Henrique, os coletores foram fixados nas paradas de ônibus nos bairros Vargas e Centro. A intenção, enfatizam os alunos, é evitar a poluição, problemas ambientais e ser uma opção para o descarte consciente. Durante a instalação dos coletores, a população elogiou a ação, por ser esse um dos problemas graves na cidade.
A iniciativa dos alunos surgiu a partir da observação das ruas e pontos específicos do município. Os dois notaram uma quantidade absurda de resíduos de fumo espalhados pelo chão. Sabendo das consequências do descarte incorreto das bitucas no solo, construíram a alternativa visando melhorar a situação da cidade.
Estímulo à pesquisa
A Feira de Iniciação Científica do Colégio São Lucas, conforme o diretor Éverton Vargas, terá a culminância no dia 11 de agosto, em um evento de estímulo à pesquisa e à disseminação dos aprendizados adquiridos no primeiro semestre. "Receberemos na escola autoridades municipais, professores, empresários e alunos da rede pública e privada de Sapucaia do Sul", diz Vargas. Ele acrescenta que "os alunos do São Lucas poderão expor seus trabalhos, demonstrar as hipóteses estudadas e as conclusões a que chegaram através de seus estudos científicos''.
A FIC 2023 segue o Eixo Norteador da Rede de Escolas da Ulbra: "Cultivando Memórias e Construindo Aprendizados para a Vida". O diretor enfatiza que a proposta da feira é a de que "os alunos, muito mais do que pesquisar, possam realizar intervenções práticas, transformando o seu ecossistema e produzindo melhorias''. Vargas ainda explica que, "através de investigações científicas, o aprendizado torna-se mais significativo com as experimentações que levarão para suas vidas, deixando legados importantes e impactando a sociedade''.
Marcelo Miranda
Jornalista -- MTb. 6824