Segurança e cidadania 26/07/2022 10:16
Segurança na internet é assunto nas escolas da Ulbra
Palestra busca ensinar jovens a explorar o meio online com mais confiança
A palestra sobre segurança na internet realizada pelo professor Eduardo Isaia Filho, coordenador dos cursos de Computação na Universidade Luterana do Brasil, nas escolas da Rede Ulbra, é baseada em um treinamento do Google chamado "Seja incrível na internet". O projeto, que faz parte de uma série de capacitações gratuitas oferecidas pela Universidade, tem o objetivo de ensinar crianças e adolescentes a usar a internet de forma segura.
Seja em casa, no carro, no trabalho ou na escola, a realidade é que o meio digital faz parte do nosso dia a dia: notícias, clima, sistema de localização, vídeos, músicas, livros, jogos e filmes. No entanto, o aumento do acesso à rede também é motivo de preocupação para os pais, tornando-se necessário garantir a proteção dos seus filhos inclusive no ciberespaço. Afinal, tudo está online, inclusive as pessoas.
De acordo com Eduardo, o intuito é abordar os conceitos de segurança e cidadania digital para que os mais jovens possam explorar o mundo web com confiança. "A proposta é que as crianças e adolescentes aproveitem a internet ao máximo e estejam prontos para tomar decisões inteligentes sobre sua navegação na rede", afirma o professor.
Nativos digitais
Quando falamos em nativos digitais, pensamos nas gerações que já nasceram inseridas na tecnologia. No entanto, devemos nos questionar: será que eles estão realmente preparados para usar a internet com segurança?
Segundo Eduardo, estamos em um momento de transição de gerações. "Há uma geração que estava na adolescência ou já na fase adulta quando a internet se popularizou e outra que já nasceu com todas as vantagens que o mundo online pode proporcionar. Então, nos deparamos com esse conflito. Por isso acontece essa desorientação", afirma.
A intenção de trazer o projeto para a sala de aula é justamente orientar os alunos. Portar-se de forma gentil, ficar atento, identificar possíveis perigos, comunicar-se com responsabilidade e procurar ajuda dos pais, responsáveis ou professores são alguns dos fundamentos destacados na palestra.
Fundamentos
O treinamento do Google ressalta cinco fundamentos para ser incrível na internet:
1. Compartilhe com cuidado - tome cuidado com o que é ou não adequado para postar e proteja os dados pessoais;
2. Não caia em armadilhas - aprenda a identificar o que é real e o que é falso;
3. Proteja seus segredos - garanta a segurança e privacidade com uma senha forte;
4. É legal ser gentil - respeite a diferença e bloqueie comportamentos inadequados;
5. Na dúvida, fale com alguém - converse com um adulto de confiança.
Conforme destaca Eduardo, a criança deve ser orientada a partir do momento em que começa a utilizar os dispositivos eletrônicos e as redes sociais.
"Quando eu nasci não existia internet, mas existia rede elétrica. O meu pai me ensinou que se eu colocasse o dedo ali eu levaria um choque. Essa galera nasceu e a internet já existia, ninguém está ensinando eles a usar ou falando dos perigos, simplesmente estão acreditando que eles têm domínio de algo que eles não têm. Existe uma falsa sensação de segurança, e o espaço virtual não é um mundo sem lei", ressalta.
Garantir a proteção das crianças e adolescentes é uma responsabilidade que se estende para o meio digital. Afinal, orientar os mais jovens e ensiná-los a desenvolver o conhecimento necessário para cuidar da própria segurança online é um caminho de aprendizado que estamos trilhando em conjunto.
Parceria
A Ulbra tem entre seus valores o comprometimento com a comunidade e oferece essa e outras capacitações conforme disponibilidade das escolas, na modalidade presencial ou online. Interessados podem saber mais em: visitas.canoas@ulbra.br.
Thamiriz Amado
Jornalista - MTB 18.872