Bem-vindos! 07/08/2020 17:49
Escolas da Ulbra voltam às aulas com novidade para o ensino remoto
Professores estão se capacitando para utilizar nova plataforma
O reinício do ano letivo das escolas da Ulbra, nesta quarta-feira, 5, trouxe a confirmação de um novo aliado para ajudar os professores na tarefa de ensinar a distância os seus alunos. A direção da rede educacional confirmou que as suas unidades passarão a contar com a mesma plataforma de aprendizagem utilizada pelos acadêmicos da Universidade, o Aula.
A adoção do sistema permitirá uma maior integração entre os estudantes e os docentes, além de trazer ferramentas importantes do Google for Education. Segundo a Gerente de Educação Básica da Aelbra, Nurfis Vargas, a intenção é de que, nas próximas semanas, todos os professores já estejam aptos a utilizar o Aula, facilitando o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), Médio e Profissional.
Nurfis ressaltou que a pandemia da COVID-19 acabou acelerando a introdução de algumas tecnologias no ensino básico, principalmente nas escolas privadas. "Isso auxiliou na quebra de paradigmas e preconceitos que ainda existiam numa parcela da comunidade escolar, em relação à utilização, com qualidade, das tecnologias na educação." A partir disso, a Rede de Escolas apostou numa ampla capacitação e "desafiou os professores a proporem um ensino remoto intencional, focado na aprendizagem e não na ensinagem, com embasamento nas metodologias ativas e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)", conta a gestora.
Professores falam sobre a experiência na nova plataforma
Os primeiros contatos com o Aula trouxeram avaliações positivas dos docentes que estão realizando a capacitação. "Está sendo bem produtiva e as expectativas quanto ao acesso a ela são positivas, pois já tenho contato com a plataforma através do curso de pós-graduação que estou realizando, e percebo que ela se configura em um Ambiente Virtual de Aprendizagem completo e muito claro, possibilitando um acesso tranquilo aos alunos e professores, além de favorecer e propiciar uma interação mais efetiva através dos fóruns", observou a professora Elisangela da Silva, que dá aulas para o 1º ano do Ensino Fundamental no Colégio Ulbra São João.
Já o professor de Física, Douglas Krüger, considera que a plataforma se destaca por ter uma ótima integração com as ferramentas do Google for Education, o que facilita o seu dia a dia de trabalho. "É um ambiente muito prático e intuitivo. Se tornou fácil interagir com ele porque já estamos usando o Drive, o Classroom, o Forms... E o Aula é uma espécie de união dessas ferramentas, então eu achei sensacional. Ainda não construí muito lá, mas tivemos uma capacitação pelo Google Meet com uma pessoa experiente e também assisti aos tutoriais disponíveis", contou o docente, que leciona para alunos do Ensino Médio do Colégio Ulbra Cristo Redentor.
Desafios impostos pela pandemia e a adaptação da rotina
Antes mesmo de contar com a novidade que os auxiliará a partir deste mês, os professores das escolas da Ulbra já encontravam soluções criativas para manter o interesse dos alunos nas aulas e também dar praticidade às suas atividades. "Como sou professora dos anos iniciais, e sabendo da importância do lúdico nessa faixa etária, tenho buscado tornar minhas aulas mais dinâmicas e alegres, evidenciando esse aspecto da ludicidade", contou Elisangela, que já realizava encontros online com a sua turma e enviava vídeos com orientações. Ela também criou uma personagem que auxilia e incentiva os alunos a manterem a alegria pela vida e o prazer em aprender e criar. Ela se chama Palhacinha Flor.
Douglas também buscou investir em um ambiente de trabalho mais atrativo e que facilitasse a visualização nas transmissões. "Eu precisei transformar meu quarto em um estúdio de produção de aulas virtuais. Mudei a iluminação da escrivaninha, comprei uma cadeira gamer, pois estava usando um banquinho. A minha melhor aquisição foi uma mesa digitalizadora, logo no início da paralisação das aulas presenciais. Tudo isso otimizou muito o meu trabalho, deixando mais organizado, bonito e criativo", apontou o docente.
Período está servindo para refletir e ter novos olhares sobre a educação
Agora, com mais tranquilidade e adaptados ao novo cenário, os professores da Rede de Escolas passaram a tirar lições sobre esse período de pandemia. "Nos mostrou a capacidade de adaptação e ressignificação que todos nós temos, tanto professores quanto alunos, pois, de uma hora para outra, fomos desafiados a prosseguirmos com o processo de ensino e aprendizagem de forma remota. Num primeiro momento, foi impactante, mas, com o passar das semanas, fomos nos adaptando e descobrindo, em cada de um de nós, novos talentos e habilidades. Algumas delas precisaram de muito estudo, pesquisa e dedicação para serem desenvolvidas, mas os resultados têm sido muito gratificantes", refletiu Elisangela.
Para Douglas, a evolução é um processo que requer tempo e dedicação. No início, ele confessa que via algumas dificuldades, principalmente por ter que mudar tudo o que havia sido planejado para o ano. "São tempos difíceis, mas de muito aprendizado. Quase tudo aquilo que planejamos em janeiro precisou ser adaptado. Mas considero que são milhares de possibilidades e estamos nos esforçando para trabalhar com o maior número de tecnologias e ferramentas digitais disponíveis. Aos pouquinhos, estamos evoluindo", disse com otimismo.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS