Volta às aulas 14/02/2020 10:25
Metodologias de ensino na era digital pautam encontro da Rede de Escolas
11º Encontro de Professores e Funcionários ocorreu nesta quinta-feira, 14
Nas vésperas de mais um ano letivo, a Rede de Escolas da Ulbra promoveu, ao longo desta quinta-feira, 14, o 11º Encontro de Professores e Funcionários. O primeiro evento do calendário escolar, realizado no auditório do prédio 14 da Ulbra Canoas, pautou questões sobre a metodologia de ensino na era digital e de que forma o docente pode se apropriar delas e dos novos processos de aprendizagem em sala de aula.
Durante a abertura, que contou com um momento devocional conduzido pelo capelão-geral da Aelbra, pastor Maximiliano Wolfgramm Silva, a diretora da Rede de Escolas, Núrfis Vargas, ressaltou a importância da formação 2020. Com o eixo norteador Educação: conectando vidas, ela relembra o vínculo que é criado entre docente e aluno e sobre as constantes atualizações que devemos acompanhar. "Para que possamos orientar nossos jovens da melhor maneira e, assim, melhorar a humanidade", afirma.
Na sequência, o diretor de Desenvolvimento Educacional da Aelbra, Pedro Antonio González Hernández, também comentou sobre a importância da reestruturação pedagógica que propôs a alteração do tradicional sistema de ensino da Rede. Para ele, é necessária a construção de um currículo capaz de acompanhar a evolução do mundo. "O desafio aos docentes deve ser o questionamento permanente de por que um pai leva o seu filho a estudar na Rede de Escolas da Ulbra", ressalta.
Após a abertura, o reitor da Ulbra, Thomas Heimann, conduziu a palestra Confessionalidade: Cuidando do cuidador, salientando que o cuidado se faz desde o momento que os pais entram em contato com a escola. "Independente da função, todos nós somos educadores e devemos ter clareza disso", afirma Heimann.
Inovação educacional no mundo tecnológico
Convidado com o apoio do Sistema Positivo, parceiro da Rede Ulbra de Educação, o professor paranaense José Motta foi o palestrante mais aguardado do evento, trazendo para os convidados o tema Educação 5.0 e EdTechs. "Desde 2010, nós vivemos em uma sociedade 5.0, também conhecida como Super Smart Society." Educador há 27 anos, Motta defendeu a necessidade da apropriação, por parte dos professores, de metodologias inovadoras ao mesmo tempo que deve levar a inteligência emocional para dentro da sala de aula. "Em um mundo cada vez mais tecnológico, a gente precisa cada vez mais de pessoas que entendem de pessoas."
Com a participação ativa de novas formas tecnológicas, como a inteligência artificial, carros autônomos e dados não materiais, segundo Motta, se torna imprescindível que os elementos deste novo mundo, que em pouco tempo já será muito diferente em relação às diferenças já existentes, sejam incorporados à educação. "Afinal de contas, estamos formando pessoas para este mundo."
Em sua fala, salientou a utilização de ferramentas digitais na educação, como a gamificação, que consiste na aplicação de elementos de jogos em conteúdos tradicionalmente de não jogos, e o método educacional Adaptive Learning, que consiste nas interações de ensino e mediação da aprendizagem utilizando computadores. Desse modo, buscando a aproximação com o aluno e preparando-o para enfrentar as suas próprias questões. "O professor precisa saber que todo o conteúdo que ele ensina já está nas plataformas digitais de áudio, vídeo e escrita, como o Google e o Youtube, então o que fica é o questionamento: o que ele irá fazer de diferente?", finalizou o docente.
A programação seguiu, ao longo do dia, com palestras demonstrativas de Primeiros Socorros e sua aplicação na sala de aula; Explicações sobre a plataforma Google For Education; Educação disruptiva; e Propósito e Qualidade de Atendimento.
O que acharam os professores
A expectativa dos profissionais para mais um encontro das unidades da Rede é sempre grande. Para a diretora do Colégio Ulbra São Pedro, Fabiana Bulsing, é um momento de integração entre os educadores e eles apreciam muito essa troca. "Também é muito importante a qualidade dos profissionais que a Rede traz para conduzir a programação", comenta.
A docente Daniela Lucas Cardoso, professora da rede Ulbra há 22 anos e supervisora pedagógica do Colégio Cristo Redentor, reforça a importância desse momento de aprendizagem e que as mudanças na atualidade ocorrem de maneira muito rápida. "Hoje, os alunos trazem uma quantidade muito maior de informação e, nem sempre aquilo é relevante. Nosso papel é direcionar para que se torne conhecimento", comenta.
Buscando aprender um pouco mais, o professor de história do Colégio São João, Andrei Monteiro, aposta no diferencial para trazer conteúdo às novas mentes. Segundo ele, os alunos estão acostumados com aquele tipo de aula que o professor apenas passa a matéria e eles copiam no caderno. "Tento sempre trazer uma proposta diferente para a sala de aula e, dessa forma, permitir que eles possam produzir seu conhecimento com a minha ajuda. Uma vez criamos um jogo de cartas com personagens históricos e eles adoraram", lembra.
Emily Ebert e Thierre Cósta
Estagiários de Jornalismo da Ulbra Canoas