Basquete, handebol e atletismo 26/09/2019 18:41
Penúltimo dia dos Jogos Luteranos foi marcado por grandes disputas
Competição encerra nesta sexta-feira, 27, no campus Canoas
Emoção, empolgação e grandes aprendizados fizeram parte da manhã do terceiro dia de competições dos 25º Jogos Internacionais Luteranos. Contemplando as categorias Infantil, Mirim e Juvenil, as disputas seguiram com atletismo, basquete e handebol na manhã desta quinta-feira, 26.
No basquete, o professor de educação física, Diego Eduardo, do Colégio San Pablo, de Montevidéu, no Uruguai, comenta que está empolgado com mais um ano de competições. "Está muito lindo o evento! Além de ser muito esperado por todos e das disputas acirradas, nossa equipe uruguaia está muito motivada e bem focada", destaca o professor.
Já no handebol, a preparação vinha desde muito cedo para os times do Colégio São Marcos, de Alvorada, conta a professora da unidade, Kátia Dias. "Participamos há mais de 20 anos da competição e estamos com ótimas expectativas! Mesmo nossa categoria Mirim, que geralmente é formada por alunos mais novos, consegue se desenvolver muito bem dentro de campo", comenta a professora, que participa das competições desde 1994.
A integrante da equipe feminina da modalidade, Manuela Fauth, destaca um pouco da árdua preparação que teve para participar pela segunda vez das disputas. "Nosso time vem sendo preparado desde o ano passado. Eu e mais outras duas colegas treinamos muito jogando nos times de séries avançadas do colégio, para desenvolvermos mais nossas habilidades. Apesar de mais difícil, jogamos de igual pra igual", comenta a estudante do oitavo ano.
No atletismo, o estudante do sétimo ano do Escola Comunitária Martinho Lutero, de Canoas, Arthur Tomazini, que participa pela segunda vez do evento, comenta da importância e da dedicação dos professores no esporte. "Vejo como uma coisa boa esse empenho, pois tem uma galera aí se prejudicando com outras coisas, e nosso professor, o Fabiano, sempre nos motiva e encoraja nessa caminhada", destaca. O professor de Arthur, Fabiano Silva dos Santos, segue no evento há 13 anos pela unidade luterana. "Já estou habituado com essa rotina. Os alunos também estão bem empolgados, já que eles se preparam o ano inteiro", pontua o preparador.
No salto em distância, a atleta estrangeira Katya Kolomiejec, de 12 anos, foi quem se consagrou campeã da categoria Mirim Feminino, atingindo a marca de 4,40 metros. A aluna do Instituto Concórdia Oberá, de Misiones, Argentina, deixa claro que pretende seguir na carreira esportiva como competidora e que é muito gratificante mais uma vitória para sua caminhada. "Estou muito emocionada em poder desfrutar de mais uma vitória, além de saber que fiz um ótimo salto. Gostaria de poder, futuramente, treinar mais e poder viajar competindo em outros lugares", destaca a jovem desportista.
Thierre Cósta
Estagiário de Jornalismo da Ulbra Canoas