Integração 19/06/2019 17:59
Líderes da Rede de Escolas se reúnem no campus da Ulbra Canoas
Evento marcou o 2º Encontro de Líderes de Turma da Rede
Mais de 140 alunos do ensino fundamental e médio da Rede de Escolas da Ulbra puderam confraternizar e trocar conhecimentos em oficinas e palestras realizadas na manhã desta quarta-feira, 19, no campus da Universidade Luterana do Brasil, em Canoas. Ao todo, nove escolas participaram das atividades, por meio de seus líderes de turma, com o acompanhamento de orientadores de ensino.
O momento de integração teve início com a fala do pastor Eri Muller, um dos palestrantes, que ressaltou a importância da liderança e as responsabilidades que ela traz. Segundo ele, "o líder é aquele que age com justiça e tem empatia". Em seguida, a assessora de projetos da Rede de Escolas, Carin Kuchenbecker, destacou o principal objetivo da criação do evento. "O encontro é uma forma de oferecer essa reflexão sobre o papel do líder, a liderança positiva e a condução da tomada de decisões coletivas", explicou.
Durante a manhã, os alunos receberam palestras com linguagem dinâmica e criativa sobre a Era da Internet e o uso de ferramentas digitais que permeiam o relacionamento entre as pessoas. Para concluir o período de atividades, os jovens precisaram pensar e criar, em conjunto, o perfil e as características de um bom líder. Ao fim, todos receberam um certificado de participação, com a missão de levar para as suas escolas os aprendizados adquiridos no encontro.
Os desafios e os aprendizados que a liderança proporciona
O colégio Ulbra São Pedro, de Cachoeira do Sul, foi a última unidade da Rede de Escolas a deixar o campus da Universidade. Em visita aos laboratórios, os líderes das turmas comentaram sobre a responsabilidade de representar seus colegas neste dia e durante o ano letivo. "É uma posição importante, pois temos que saber lidar com pensamentos diferentes, ouvir todas as opiniões e fazer o melhor para todos", disse a aluna do 2º ano do ensino médio, Rafaela Christine Fonseca.
Lucas Santos Machado, do 9º ano do ensino fundamental, também considerou significante ter a tarefa de estar à frente das demandas da sua turma e poder participar do evento em nome deles. "Além de ser muito legal conhecer líderes de outras escolas e conversar com eles, isso é uma forma de ser mais responsável e nos prepararmos para o futuro, principalmente se quisermos ter um papel de liderança em nossos trabalhos", ressaltou o jovem, que, pela primeira vez, desempenha a função no colégio.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Mariana Machado
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas