Celebração! 06/12/2018 19:25
Escolas se reúnem em celebração de Natal na capela da Ulbra
Evento tradicional uniu novamente as escolas Ulbra São Marcos e Paz
A noite desta quarta-feira, 5, foi de celebração e união entre familiares, professores e alunos das escolas Ulbra São Marcos e Ulbra Paz, na Capela Universitária do campus da Ulbra. Desde o ano passado, as escolas realizam a atividade em conjunto. O ato celebra o nascimento de Jesus Cristo e serve como momento de reflexão e encontro com a comunidade escolar. O evento contou com apresentações teatrais dos alunos e dos idosos do projeto Ulbrati, concerto da Orquestra de Sopros, balé e coral.
Neste ano, o tema escolhido foi Partilhar: multiplicando ideias que podem transformar o mundo. Dentro do assunto proposto, os alunos cantaram músicas sobre os Nove Dons do Espírito Santo. "Todas as crianças estão vestindo camisetas personalizadas, de acordo com o dom que irão cantar. São eles: alegria, amor, bondade, delicadeza, humildade, fidelidade, domínio próprio, paciência e paz", contou Valdomiro Jacobsen, capelão das duas escolas e um dos organizadores do evento.
A diretora da Escola São Marcos, Vaneska Ratund, exaltou a oportunidade de realizar o evento novamente na Capela Universitária. "É importante que esse Especial de Natal ocorra no campus porque podemos contar com a participação de pessoas e iniciativas da Universidade", disse a professora, antes de citar projetos como a Ulbrati e a Orquestra de Sopros, que contribuíram com suas apresentações. A gestora da escola também destacou a peça teatral inovadora dos alunos, que demonstrou como seria a mensagem do nascimento de Jesus, caso ela fosse comunicada pelo WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas mais popular do mundo.
Pais aprovam a aproximação das escolas com as famílias
Com grande público, não foi difícil conversar com pais que acompanhavam seus filhos e prestigiaram as apresentações da noite. A opinião era unânime quando perguntados sobre a importância da celebração e a participação dos alunos e familiares nos eventos organizados pelas escolas. "É um momento muito importante de integração, de celebração não só do Natal, mas da vida", disse Elisandra do Amaral Pinzon, mãe da aluna Alessa, de 10 anos, da escola Ulbra São Marcos. Segundo ela, a família procura participar sempre e comparece aos especiais de Natal desde quando seu outro filho, ex-aluno, tinha 5 anos. Atualmente, o jovem tem 18 anos e também se fez presente no evento.
Rodrigo Lara, acadêmico do curso de Engenharia de Produção da Ulbra e pai da bailarina Laura, também ressaltou os benefícios que a iniciativa traz às crianças e aos familiares que participam. Para ele, "é uma honra participar de uma celebração que exalta Deus, coisas boas e a parte legal do Natal". "A Laurinha ama, ela dança, ela se diverte, se aproxima de outras crianças, ouve palavras bonitas e isso nos deixa muito felizes", elogiou o pai da garota de 7 anos. Ela é uma das crianças que participam do balé da Escola Ulbra São Marcos e se apresentou juntamente com seus colegas.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS