Festival de Curtas 18/10/2018 13:00
Dia especial para os vencedores do Festival de Curtas da Reforma Luterana
9 dons do Espírito Santo foi escolhido pelo júri como vídeo vencedor
Nesta quarta-feira, 17, a Ulbra Canoas, por meio da Rede de Escolas e Pastoral Universitária, realizou a premiação da segunda edição do Festival de Curtas da Reforma. Nesta edição, o tema escolhido foi os 9 dons do Espírito Santo. O evento se originou nas celebrações dos 500 anos da Reforma e tem como objetivo celebrar o legado educacional e confessional da Reforma Protestante enfatizando valores e princípios alicerçados na fé cristã.
O evento exibiu os cinco vídeos finalistas do festival. Os curtas-metragens foram produzidos por estudantes das escolas mantidas pela Associação Educacional Luterana do Brasil (Aelbra) e escolas convidadas. 9 dons do Espírito Santo, da Escola Luterana São Mateus, de Sapiranga, foi o grande vencedor na escolha do júri. Funk da Reforma, do Colégio Ulbra Cristo Redentor, ficou com o primeiro lugar na categoria vídeo mais acessado. Segundo a estudante Ana Claudia Seibert, do Colégio Ulbra Cristo Redentor, o projeto foi idealizado no ano passado em uma das aulas de Ensino Religioso. Sob a coordenação do capelão escolar, pastor Walter Ries, o grupo criou o funk com a temática do festival.
A cerimônia de premiação foi conduzida pelo capelão geral da Aelbra, pastor Maximiliano Wolfgramm, que ressaltou a finalidade da criação do Festival de Curtas: "Valorizar o legado educacional e confessional que caracteriza as escolas luteranas de nosso país, fomentar leituras reflexivas que conectem valores e princípios cristãos à nossa leitura de mundo e de vida e fundamentem atitudes, incentivar e valorizar a capacidade criativa dos alunos e o uso das tecnologias e ampliar o diálogo entre fé e cultura", salienta o capelão.
Na ocasião, o grupo de Teatro do Guajuviras apresentou uma encenação bíblica aos participantes, sob a coordenação da professora Kamila Fukue e a apresentação musical conduzida pelo maestro Tom Pacheco e Camila Proes.
Ao final do evento, a diretora da Rede de Escola da Ulbra, Núrfis Vargas, enalteceu a proposta do evento. "Quando pensamos em trabalhar com essa segunda edição, vinculamos ao nosso eixo temático, pois acreditamos que isso esteja sendo trabalhado em nossas escolas durante todo o ano. Que todos trabalhem em conjunto em prol de uma sociedade melhor", ressaltou.
Luiz Felipe Machado
Estagiário de Jornalismo da Ulbra Canoas