Responsabilidade Social 02/05/2018 16:37
Semana de Acessibilidade na Rede de Escolas tem programação divulgada
Ações acontecem de 21 a 26 de maio nas regiões Sul, Norte e Centro-oeste
A 5ª Semana Ulbra de Acessibilidade, que, em 2018, propõe o debate sobre a temática Educar-se para um mundo acessível, é um evento promovido pela Universidade Luterana do Brasil, de 21 a 26 de maio, em todas as unidades de ensino presencial, polos de educação a distância e rede de escolas das regiões Sul, Norte e Centro-oeste do país.
Laíno Alberto Schneider, coordenador do Programa Permanente de Acessibilidade da Ulbra (PPA), explica que a temática desta edição é um convite para que a comunidade possa pensar e construir uma sociedade mais acessível. "A acessibilidade não acontece por um passe de mágica, mas através de uma caminhada, amadurecimentos e mudanças de paradigmas. Estamos envoltos em inúmeras atividades e afazeres, por vezes olhamos mais na direção do externo, do outro, e, talvez, é chegado o momento em que olhar para o 'conhecer-se a si mesmo' nos auxilie a compreender o mundo que buscamos", explica o professor.
A divulgação e promoção do acesso universal aos espaços comunitários e o acolhimento nos ambientes escolares, de forma a exercer a cidadania, são alguns dos objetivos da ação, que sugere a realização de palestras, debates, exposições e outras atividades relacionadas ao tema em todos os colégios da Rede de Escolas da Ulbra.
Confira aqui a programação por escola.
O projeto
A Semana Ulbra de Acessibilidade é fruto da parceria entre as Diretorias de Extensão e Assuntos Comunitários com o Programa Permanente de Acessibilidade e as coordenações de extensão das unidades Ulbra. Realizada em abril de 2014, a primeira edição do evento propôs que cada campus apresentasse uma programação específica, de acordo com sua realidade local.
Em 2015, o projeto ganhou ainda mais força com a adesão da Rede de Escolas Ulbra, realizando assim uma série de ações com o tema da inclusão para alunos da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio.
Acessibilidade Preventiva: deficiente é o lugar em que não se pode receber todas as pessoas foi o eixo temático da III Semana da Acessibilidade realizada em 2016, que destacou a atenção preventiva como a melhor forma de garantir acesso universal aos espaços acadêmicos e comunitários.
No ano de 2014, a Acessibilidade: cultura do visível e/ou do invisível? foi o tema que norteou as atividades gratuitas realizadas em todas as unidades do país, no período de 22 a 27 de maio.
Andréia Pires
Jornalista - MTb.: 17.976