Qualificação do ensino 06/03/2018 15:29
Escola de Inteligência promove encontro com professores locais
Capacitação aconteceu na noite de 28 de fevereiro no campus Canoas
A Rede de Escolas da Ulbra realizou na noite de 28 de fevereiro, no campus Canoas, a formação semestral da Escola de Inteligência com a presença de aproximadamente 30 professores e pedagogos dos colégios do Rio Grande do Sul que aplicam o programa. O evento, que também é realizado trimestralmente nas instituições de ensino parceiras que recebem consultoria pedagógica da EI, tem por objetivo preparar os educadores para aplicarem o programa em sala de aula, obtendo êxito durante sua utilização em todo ano letivo.
A Escola de Inteligência foi implantada na Rede em 2016, de forma gradativa, iniciando com a educação infantil, e hoje já se faz presente no 1º ano do ensino fundamental, anos iniciais, e, especificamente, na Escola Paz, também no 6º e 7º anos do ensino fundamental, anos finais, além de compor a grade curricular do Colégio Ulbra São Mateus na educação Infantil, 1º e 2º anos do fundamental, anos iniciais, e 6º ano fundamental, anos finais.
O primeiro encontro anual busca familiarizar os novos educadores com o material ao mesmo tempo em que os integra com professores que já aplicam o programa promovendo a troca de experiências entre o grupo.
Entenda o método
Na constante busca por inovação e qualificação da sua forma de ensino, os colégios da Rede de Escolas da Ulbra oferecem a seus alunos a Escola da Inteligência - Educação Socioemocional, fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal. Elaborada pelo médico psiquiatra Augusto Cury, a metodologia promove, por meio da educação das emoções e da inteligência, a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos estudantes.
Forma de aplicação
Envolvendo alunos, pais e professores, o programa é desenvolvido semanalmente no currículo. Todos os estudantes recebem kits com materiais gráficos que potencializam a aprendizagem de forma significativa e prazerosa. Com o objetivo de dinamizar a sala de aula e estimular a participação dos alunos, alguns materiais estão no formato multimídia, em áudio e/ou vídeo.
O programa inclui também a capacitação dos professores para a aplicação dos recursos disponíveis nos materiais e adaptação do mesmo para a realidade de cada escola. Já os gestores escolares e os aplicadores escolhidos nas instituições participam de capacitação para realizar um curso de pais ou responsáveis, para auxiliá-los na educação dos filhos.
Andréia Pires
Jornalista - MTb.: 17.976