Escola da Inteligência 15/01/2018 10:46
Metodologia de Augusto Cury pauta aprendizagem na Rede de Escolas Ulbra
Método vem sendo aplicado de forma gradativa nas salas de aula
O método Augusto Cury é um certificado de excelência e qualidade em educação, que desde 2016 vem pautando a rotina de aprendizado na Rede de Escolas Ulbra. O sistema que já está entre os mais utilizados do mundo, a partir de 2018 passa a ser aplicado no Rio Grande do Sul em turmas da educação infantil ao primeiro ano do ensino fundamental, seguindo sua proposta de expansão gradativa. Já em Manaus e Palmas o projeto se estende até as turmas do quinto ano. A meta institucional é de que o programa contemple também o ensino médio, num futuro próximo, em todo Brasil.
Presente na comunidade escolar por meio de cursos, programa de ensino, treinamentos e capacitações, com resultados comprovados e efetivos, a metodologia considera motes da base comum curricular, trabalhando questões socioemocional que sempre foram pensadas pela Instituição. "Neste método trabalhamos o pensar antes de agir, o se colocar no lugar do outro. Coisas que eram trabalhadas em casa, mas que se perderam em razão da falta de estrutura familiar e até o fato das mães hoje terem que trabalhar e deixar seus filhos com outras pessoas terceirizando, assim, o ensino de alguns valores", afirma a assessora de projetos da Diretoria de Educação Básica, Carin Kuchenbecker.
Entenda melhor
Na constante busca por inovação e qualificação da sua forma de ensino, os colégios da Universidade Luterana do Brasil oferecem a seus alunos a Escola da Inteligência - Educação Socioemocional, fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal. Elaborada pelo médico psiquiatra Augusto Cury, a metodologia promove, por meio da educação das emoções e da inteligência, a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos estudantes.
Forma de aplicação
Envolvendo alunos, pais e professores, o programa é desenvolvido semanalmente no currículo. Todos os estudantes recebem kits com materiais gráficos que potencializam a aprendizagem de forma significativa e prazerosa. Com o objetivo de dinamizar a sala de aula e estimular a participação dos alunos, alguns materiais estão no formato multimídia, em áudio e/ou vídeo.
O programa inclui também a capacitação dos professores para a aplicação dos recursos disponíveis nos materiais e adaptação do mesmo para a realidade de cada escola. Já os gestores escolares e os aplicadores escolhidos nas instituições participam de capacitação para realizar um curso de pais ou responsáveis, para auxiliá-los na educação dos filhos. "A família que participa se torna mais parceira da escola. De uma forma geral, se tem muito ganho no dia a dia. A melhora na questão comportamental das crianças é inegável", finaliza Carin.
Andréia Pires
Jornalista - MTb.: 17.976