Pesquisa 08/03/2017 16:23
Jovens participam de seleção para bolsas de iniciação científica
Compareceram estudantes do ensino médio da Rede de Escolas da Ulbra
A coordenadora do Programa Institucional de Bolsas para Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM/CNPq Ulbra 2017) e coordenadora de Pesquisa da Ulbra, Ana Maria Pujol Vieira dos Santos, recebeu alunos da Rede de Escolas da Ulbra nesta quarta-feira, 8 de março, que participaram da seleção para três bolsas de iniciação científica disponíveis no Programa. A triagem ficou sob a responsabilidade dos professores de pós-graduação que demandaram as bolsas. Os docentes Letícia Azambuja Lopes e Rossano André Dal-Farra, ambos do Ensino de Ciências e Matemática, e a professora Juliana Vargas, da pós-graduação em Educação, apresentaram o Programa Institucional com ênfase nos compromissos do aluno e requisitos para o preenchimento da vaga. Após as orientações, os alunos realizaram entrevistas individuais.
De acordo com Ana Pujol, a participação dos alunos no PIBIC-EM é a melhor forma de fomentar o gosto pela pesquisa. "O estudante sai do ensino médio com artigos científicos publicados, currículo lattes e uma bagagem de vivência em pesquisa", ressaltou a coordenadora.
PIBIC-EM/CNPq Ulbra 2017
O PIBIC-EM é um programa nacional de estímulo à pesquisa desenvolvido pelo Governo Federal e que possui foco na criação e aperfeiçoamento de tecnologias. Através dele, estudantes de ensino médio da Rede de Escolas da Ulbra participam de projetos científicos ao mesmo tempo em que vivenciam o ambiente universitário.
As cotas são distribuídas pelo CNPq aos professores pesquisadores que tenham considerável produção científica e tecnológica em periódicos de suas áreas. Alunos bolsistas dessa modalidade devem ter frequência escolar igual ou superior a 80% e não possuir nenhum tipo de vínculo empregatício. Entre os compromissos do aluno, está a realização das atividades de iniciação científica até oito horas semanais e executar as atividades propostas em seu plano de trabalho definidas pelo orientador. A bolsa tem duração de cinco meses, podendo ser renovada, e o estudante recebe o benefício de R$ 100,00 mensais.
Caren Moraes
Jornalista - Mtb 11.772