Livro 05/09/2016 11:00
Coordenador pedagógico da Rede de Escolas lança livro em setembro
Sessão de autógrafos do Paedagogica Pharmacopoeia será no dia 21.9
O escritor e educador Guy Barros Barcellos, coordenador pedagógico da Diretoria de Educação Básica da Aelbra, mantenedora da Rede de Escolas da Ulbra, está lançando o seu novo livro, Paedagogica Pharmacopoeia, pela Cinco Continentes Editora. A sessão de autógrafos será realizada no dia 21 de setembro, quarta-feira, às 19h, na Livraria Cultura, em Porto Alegre. O evento, aberto à comunidade, será uma oportunidade de bate-papo entre autor e público.
Paedagogica Pharmacopoeia propõe uma revolução educacional libertária, uma prática docente diferente e crítica que rompe com os padrões estabelecidos e que começou a ser construída ao longo da experiência do autor como professor em escolas públicas, em suas vivências nos laboratórios de biologia, na criação de museus escolares de ciência e em atividades de alfabetização científica. 'Sor' Guy, como carinhosamente alunos e colegas o chamam, não é alquimista, nem farmacêutico, constrói e oferece sua Farmacopeia Pedagógica através de seu saber como quem busca uma cura através de experiência como aluno e professor. Discorre suas poções de transgressão e acolhimento em sala de aula ao longo de 120 páginas e entre os mais de 60 aforismos impactantes:
"Escola: um presídio, no qual os condenados pagam pelo crime de serem jovens";
"Às favas com as regras. Se estiverem erradas eu as transgrido. E se estiverem certas, também";
Revelando-se um jovem insatisfeito com o maneirismo do sistema, esperançoso em transcender o receituário de uma educação tradicional e que idealiza ser participante da mudança para uma educação mais humanizante. "A escola senso comum é tão presídio que até o currículo fica atrás de grades" (a grade curricular) ressalta o autor. Para seus amigos, alunos, ex-alunos, colegas professores, "Sor" Guy é um "titã solitário", "encantador de alunos", "um estranho no ninho" que sonha com uma sala de aula com alunos sorridentes e sem temerem a reprovação.
Para o autor, "Este livro é meu uivo, meu zurro, meu grito, meu cansaço, meu pontapé, meu gemido, meu suor, meu escarro naquilo que mais abomino dentro do que mais amo, que é a educação. É uma biblioteca (das poções) que eu uso para conduzir as crianças, tendo como base de tudo o acolhimento, deixando a pessoa ser o que ela é e o que ela quer ser. Minha modesta farmacopeia é inspirada também no meu bisavô que era farmacêutico, humanista e autodidata. Encontrarás o que (dis) pensa um professor jovem. Que lendo minhas ideias tenham suas próprias a partir das discordâncias. Que os efeitos colaterais provoquem um delicioso abraço pela Educação do Abraço", enfatiza Barcellos.
Sobre o autor
Guy Barros Barcellos, tem 29 anos é natural de Rio Grande (RS) e reside em Porto Alegre. Atualmente é Coordenador Pedagógico da Rede de Escolas da ULBRA (Diretoria de Educação Básica da Associação Educacional Luterana do Brasil) e docente da Unidade ULBRA São Lucas. Biólogo, Mestre e Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS. É também autor do livro "Manual de Implantação de Museus Escolares" pela Edipucrs (2013) onde ensina como montar um museu escolar de ciências com a ajuda de estudantes objetivando a alfabetização, a pesquisa e experiência científica e o trabalho em equipe. Barcellos, lecionou em Ensino Fundamental e Médio em escolas públicas e filantrópicas e tem uma vasta produção de artigos sobre alfabetização científica, epistemologia e docência, museus escolares e bioquímica estrutural em periódicos da área e livros no campo da Educação e da Popularização das Ciências. Ministra palestras, oficinas e minicursos sobre implantação de museus escolares, avaliação pedagógica e projetos escolares em universidades, escolas e museus do Brasil.
Serviço
O quê: Lançamento e sessão de autógrafos do livro Paedagogica Pharmacopoeia, de Guy Barros Barcellos - Editora Cinco Continentes
Local: Livraria Cultura, Shopping Bourbon Country, Porto Alegre, Av. Túlio de Rose nº 80
Data: 21 de setembro, quarta-feira
Hora: 19 horas
Venda no site www.5continentes.com.br e no local ao valor de R$ 30,00.
Luciana Vaz
Assessoria de Imprensa/ Cinco Continentes Editora