Reforma Luterana 16/05/2016 17:16
Concurso inicia comemorações dos 500 Anos da Reforma Luterana
Alunos poderão propor a marca do Comitê organizador das comemorações
O Comitê Ulbra 500 Anos da Reforma Luterana lança hoje, dia 16 de maio, o concurso para a escolha de sua marca. Com o desafio, a Instituição pretende proporcionar a troca de experiências, prática e interação entre os alunos de todas as unidades da Instituição na criação da marca que vai caracterizar o Comitê durante as diversas atividades que serão realizadas a partir do próximo semestre. O ano de 2017 marcará os 500 anos da Reforma Luterana e, para dar destaque a esta importante comemoração mundial, a Ulbra reuniu suas principais lideranças e da mantenedora, a Associação Educacional Luterana do Brasil (Aelbra), em um Comitê que vai promover o debate acerca das celebrações.
Os estudantes interessados em participar do concurso deverão realizar a inscrição até o dia 17 de junho, através do site www.ulbra.br/concurso-reforma-luterana. Os inscritos serão divididos em 33 equipes, de até três integrantes, devidamente matriculados no semestre 2016/1. Cada equipe deverá eleger um professor para orientar o processo de criação. As vagas serão divididas da seguinte forma: uma equipe por unidade de ensino superior, incluindo alunos da EAD, e uma equipe por unidade de ensino médio.
No dia 30 de junho, serão divulgadas as equipes inscritas. O julgamento dos trabalhos vai ocorrer nos dias 4 a 8 de julho. Os critérios de julgamento vão considerar conceito, criatividade, originalidade, comunicação, aplicabilidade e qualidade estética. A partir das 10h do dia 11 de julho, será divulgada a marca vencedora.
Mundo comemora 500 anos da Reforma Protestante
O dia 31 de outubro de 1517 marca a data da publicação das 95 teses pregadas por Martinho Lutero na igreja de Wittenberg (Alemanha), que desencadearam a Reforma Protestante. Lutero publicou as teses como crítica à venda de indulgências por clérigos da Igreja Católica, seus excessos e suas limitações ao pensamento livre. Em 2017, a publicação das teses completará 500 anos, que serão comemorados mundialmente por diversas instituições, com o objetivo de relembrar o papel de Lutero e a mudança que suas teses provocaram na história da humanidade. Atualmente, a Igreja Luterana possui aproximadamente 90 milhões de fiéis em todo o mundo.
Rosa Maria Ignácio
Jornalista - MTb 5.785