Integração 01/03/2016 17:26
Comitiva norte-americana conhece os projetos da Aelbra e da Ulbra
Na programação, visitas em unidades de Canoas, Torres e Porto Alegre
A presidência da Associação Educacional Luterana do Brasil (Aelbra) e a Reitoria da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) são os anfitriões da visita de uma comitiva de dirigentes educacionais dos Estados Unidos. Durante toda esta semana, o grupo de norte-americanos permanece no Rio Grande do Sul para conhecer o trabalho desenvolvido pela Aelbra e seus projetos junto à Universidade e à Rede de Escolas. Além de estreitar relações entre as instituições dos dois países, que têm como base os princípios luteranos, a visitação abre portas para futuras parcerias. "Esta aproximação é muito importante para que as potencialidades da Universidade sejam conhecidas no exterior e que possamos, em breve, firmar convênios e intercâmbios tanto docentes como discentes", afirmou o presidente da Aelbra Paulo Augusto Seifert. Os visitantes representam universidades do Michigan, Califórnia, Texas, Missouri e Minnesota.
Na segunda-feira, 29 de fevereiro, a comitiva chegou ao campus Canoas e de imediato participou de um momento devocional, realizado pela Capelania Universitária. Após, foi recebida na Sala dos Colegiados, pela Aelbra, Reitoria da Ulbra-RS e direção do campus Canoas. Na ocasião, o reitor da Ulbra-RS, Marcos Fernando Ziemer, apresentou a Universidade, compilando dados educacionais e de infraestrutura. No mesmo dia, o diretor executivo da Aelbra, Romeu Forneck, fez uma apresentação da situação econômico-financeira da Aelbra e suas 24 Instituições de ensino mantidas, a estratégia subjacente ao projeto de Resgate Institucional e as perspectivas para as atividades da Aelbra.
Nesta terça-feira, 1º de março, após um novo momento devocional, a reunião entre a Diretoria Executiva e a comitiva norte-americana teve como tema a troca de experiências sobre as formas de financiamento de uma instituição no Brasil e nos Estados Unidos. "A ideia, hoje, foi verificar como se estruturam as formas de financiamento, de onde vêm os recursos que mantém as instituições e como se estabelece uma conexão desses recursos com as expectativas que os alunos têm em relação à universidade. Nós temos boas experiências aqui que são úteis para eles, que, por sua vez, têm ótimas experiências que são boas para nós", enfatizou Forneck.
Outro ponto destacado neste encontro foi a importante relação do aluno egresso com a universidade. "Quando o estudante investe na universidade e consegue perceber de forma efetiva o retorno desse investimento, ele continua interessado em se relacionar com a instituição, percebe que a mesma faz sentido para ele e amplia as chances para uma relação continuada com a Instituição pela qual optou e que fez a diferença na sua vida", afirma o diretor executivo.
Paralelamente, um grupo se reuniu com o colegiado da Pastoral Universitária, ouvindo a explanação do trabalho realizado no complexo educacional. A diversificação das ações do serviço de capelania surpreendeu positivamente os americanos, por transitarem entre o ensino, o atendimento à comunidade acadêmica e, ainda, a externa, a partir de projetos de responsabilidade social. Ainda pela manhã, o mesmo grupo reuniu-se com gestores do ensino, professores e técnicos que atuam na modalidade de educação a distância (EAD), quando conheceram a plataforma virtual própria da Universidade, o programa de capacitação docente e como são definidos os cursos a serem ofertados no País. A participação dos professores na elaboração do material didático foi um diferencial apontado pelos visitantes em relação ao sistema americano. Visitas à sede da direção geral da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, em Porto Alegre, e ao Seminário Concórdia, em São Leopoldo, concluíram a agenda do dia.
Nesta quarta-feira, 2 de março, o grupo segue para Torres, onde conhecerá a estrutura do campus, cursos e projetos realizados no local. Na quinta-feira, conhecerá o campus da Ulbra Porto Alegre, o mais recente da Ulbra. Até o final da semana, a comitiva visitará os laboratórios da Universidade, o Hospital Universitário, projetos comunitários desenvolvidos no município de Canoas, colégios da Rede e a Rádio Mix FM POA e a Ulbra TV.
Assessoria de Imprensa e Relacionamento