Inovação 22/02/2016 14:06
Escola da Inteligência é implantada na educação infantil
Programa busca desenvolver a inteligência socioemocional
A Rede de Escolas da Ulbra está sempre em busca da inovação e da permanente qualificação do ensino oferecido aos seus alunos. Para o ano de 2016, a Rede traz como novidade o programa Escola da Inteligência - Educação Socioemocional. Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo médico psiquiatra Augusto Cury, a metodologia promove, por meio da educação das emoções e da inteligência, a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos estudantes.
Envolvendo alunos, pais e professores, o programa é desenvolvido semanalmente no currículo. Todos recebem kits com materiais gráficos que potencializam a aprendizagem de forma significativa e prazerosa. Com o objetivo de dinamizar a sala de aula e estimular a participação dos alunos, alguns materiais são no formato multimídia, em áudio e/ou vídeo.
As turmas da educação infantil de nível II, que abrange crianças de 4 anos, serão as primeiras a terem o método aplicado. Segundo a diretora de Educação Básica da Aelbra, a faixa etária foi escolhida por ser o início da vida escolar e para se ter um acompanhamento mais efetivo da proposta, e das famílias neste nível de ensino.
Augusto Cury
Psiquiatra, psicoterapeuta, escritor e cientista, Augusto Jorge Cury é um estudioso sobre as dinâmicas da emoção e da construção dos pensamentos. Autor de vários livros, dirige a Academia de Inteligência noBrasil, que forma psicólogos, educadores e outros profissionais. Suas obras já foram publicas em 70 países, tenso sido vendidos mais de 24 milhões de exemplares.
Rede de Escolas
Distribuídas em 17 escolas em todo o país, sendo 10 no Rio Grande do Sul, a Rede de Escolas da Ulbra oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Especial para surdos e Educação Profissional, conforme autorização de funcionamento de cada escola . Através do site www.ulbra.br/escolas é possível conhecer mais sobre cada unidade.
Rosa Maria Ignácio
Jornalista - MTB 5.785