Para visitar 06/11/2015 17:44
Exposição sobre desregramento climático é inaugurada na Ulbra
Evento teve a participação do diretor geral da Aliança Francesa
Foi inaugurada na tarde de quinta-feira, 5 de novembro, no saguão do prédio 6 da Ulbra Canoas, a exposição Le dérèglement climatique (desregramento climático). A exposição é promovida pela Aliança Francesa e ocorre em alusão à Conferência Mundial do Clima, a COP21, que será realizada em Paris, em dezembro.
Estiveram presentes ao evento o diretor geral da Aliança Francesa, Patrice Pauc; a diretora da Rede de Escolas da Ulbra, Nurfis Vargas; o coordenador de Ciências da Natureza da Rede de Escolas, Guy Barros Barcelos; e o diretor do Campus Canoas, Erivaldo Diniz de Brito. A mostra propõe uma viagem multitemática e artística aos visitantes sobre o destino do homem e da Terra, proporcionando também uma melhor compreensão do sistema climático através das últimas observações, simulações e análises dos pesquisadores. A exposição leva a uma reflexão sobre o aumento dos gases de efeito estufa ligado a atividades humanas. Para Barcellos, a exposição vai ao encontro da proposta de Rede de Escolas, que é promover uma educação que transcende os conteúdos. "Nossa proposta pedagógica está comprometida com um processo de conscientização e mobilização das futuras gerações para o imenso desafio que é desenvolver a economia sem comprometer o planeta", explicou. Já o dirigente da entidade francesa agradeceu a Instituição pela oportunidade de promover a exposição. "Precisamos cada vez mais conscientizar as pessoas para questões relativas ao aquecimento global e assuntos do gênero. Em breve, estaremos em Paris, na Conferência Mundial do Clima, para debater temáticas ligadas à área", salientou Pauc.
A exposição estará aberta ao público externo até o dia 30 de novembro, no saguão do prédio 6. A Ulbra Canoas está localizada na Avenida Farroupilha, 8.001, no bairro São José.
André Bresolin
Jornalista